
Programa prevê atendimento integrado e especializado no SUS
O programa terá investimento de R$ 1 bilhão, em 2024, para aumentar a disponibilidade de consultas e outros procedimentos
Mais lidas
compartilhe
Siga noO Ministério da Saúde detalhou nesta quarta-feira (12/6) como será o funcionamento do Programa Mais Acesso a Especialistas, que tem o objetivo de ampliar e qualificar o acesso à atenção especializada em saúde. O programa terá investimento de R$ 1 bilhão, em 2024, para aumentar a disponibilidade de consultas, exames e outros procedimentos diagnósticos e terapêuticos, reduzindo filas e tempos de espera.
07/06/2024 - 12:04 Atraso na ampliação do teste do pezinho no SUS dificulta diagnóstico de atrofia muscular espinhal 12/06/2024 - 11:15 Tata Werneck aponta importância do teste do pezinho após 'erro' em exame 12/06/2024 - 21:02 Audiência pública debate inclusão de tratamento para TDAH no SUS
Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a ideia é que os pacientes tenham uma fila única, agendamento único e retorno garantido para a unidade de saúde da família para acompanhamento do caso. "Se trata do atendimento a uma grande necessidade da nossa população e do fortalecimento do SUS. É uma inovação que combina financiamento com gestão adequada", diz a ministra.
Foram priorizadas inicialmente cinco áreas para a oferta de cuidado integrado: otorrinolaringologia, ortopedia, cardiologia, oftalmologia e oncologia. "São os maiores gargalos, problemas sensíveis em que a ampliação do diagnóstico interfere no prognóstico", explica o secretário de Atenção Especializada, Adriano Massuda.
Segundo ele, a ideia é que sejam feitas consultas com especialista, exames necessários e os procedimentos que podem ser feitos em âmbito ambulatorial para o tratamento em um intervalo de tempo de no máximo 30 ou 60 dias, dependendo da situação.
"Hoje o que acaba acontecendo é um périplo bastante angustiante para quem tem problema de saúde grave, e a gente perde um tempo precioso para fazer o diagnóstico oportuno e iniciar o tratamento no tempo adequado", diz Massuda.
Com o novo modelo, quando o paciente precisar de mais de uma consulta ou exame, ele será incluído em apenas uma fila e terá a garantia de retorno para a Unidade de Saúde da Família (USF), com acompanhamento do caso quando necessário. Os serviços vão ser demandados nas unidades de saúde a partir das Ofertas de Cuidados Integrados e terão a supervisão das secretarias de Saúde para que o conjunto de consultas e exames para cada paciente sejam realizados entre 30 ou 60 dias, a depender da situação.