Além de proteger a saúde, a higienização das mãos traz outros benefícios, como a redução do número de dias de afastamento no trabalho por doenças contagiosas e a diminuição dos custos com tratamentos médicos -  (crédito: Freepik)

Além de proteger a saúde, a higienização das mãos traz outros benefícios, como a redução do número de dias de afastamento no trabalho por doenças contagiosas e a diminuição dos custos com tratamentos médicos

crédito: Freepik

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a higienização das mãos é uma das medidas mais eficazes para prevenir a disseminação de infecções e diminuir o risco de contaminação por vírus, bactérias e outros agentes patogênicos. A importância dessa prática é ressaltada no Dia Mundial de Higiene das Mãos, celebrado em 5 de maio.

Em apoio a outros agentes promotores da saúde, a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) reforça o papel da higienização correta das mãos para prevenir a propagação de doenças e garantir a saúde e bem-estar de todos.

Além de proteger a saúde, a higienização das mãos traz outros benefícios, como a redução do número de dias de afastamento no trabalho por doenças contagiosas e a diminuição dos custos com tratamentos médicos. Por isso, é fundamental adotar essa prática como parte da rotina diária, em especial em locais de grande circulação, como hospitais, escolas, empresas e transporte público.

Prevenir doenças e salvar vidas

Com o objetivo de orientar a população sobre a correta higienização das mãos por meio de uma maneira fácil, eficaz e acessível de prevenir doenças e salvar vidas, a Abralimp preparou uma cartilha completa com dicas elaboradas a partir de informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e dos diretores das Câmaras Setoriais da Associação.

Incorporar este hábito pode auxiliar na prevenção de diferentes doenças, como resfriados, diarreia, conjuntivites, viroses e até o vírus H1N1.

Confira 11 dicas da cartilha para a limpeza correta das mãos

  1. Abra a torneira e molhe as mãos, evitando encostar na pia.
  2. Aplique na palma da mão quantidade suficiente de sabonete líquido para cobrir todas as superfícies das mãos (seguir a quantidade recomendada pelo fabricante).
  3. Ensaboe as palmas das mãos, friccionando-as entre si.
  4. Esfregue a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda (e vice-versa) entrelaçando os dedos.
  5. Entrelace os dedos e friccione os espaços interdigitais.
  6. Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta (e vice-versa), segurando os dedos, com movimento de vai e vem.
  7. Esfregue o polegar direito, com o auxílio da palma da mão esquerda (e vice-versa), utilizando movimento circular.
  8. Friccione as polpas digitais e unhas da mão esquerda contra a palma da mão direita, fechada em concha (e vice- versa), fazendo movimento circular.
  9. Esfregue o punho esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita (e vice- versa), utilizando movimento circular.
  10. Enxágue as mãos, retirando os resíduos de sabonete. Evite contato direto das mãos ensaboadas com a torneira.
  11. Seque as mãos com papel toalha descartável, iniciando pelas mãos e seguindo pelos punhos. A Abralimp reitera o compromisso em promover a conscientização sobre a importância da higiene das mãos e seguirá trabalhando em parceria com profissionais, empresas e entidades para disseminar boas práticas de limpeza e contribuir para um ambiente mais saudável e seguro para todos.

Quer entender mais sobre limpeza profissional? Visite a 28ª Feira de Produtos e Serviços para Higiene, Limpeza e Conservação Ambiental – Higiexpo 2024, de 13 a 15 de agosto de 2024, em São Paulo, e conheça as principais novidades em produtos, serviços e equipamentos de higiene e limpeza voltados para construção, pós-obra e reformas em geral. Entrada gratuita.