Embora seja um período desafiador que pode desestabilizar a rotina, essa fase é um sinal positivo do desenvolvimento dos filhos -  (crédito: Freepik )

Embora seja um período desafiador que pode desestabilizar a rotina, essa fase é um sinal positivo do desenvolvimento dos filhos

crédito: Freepik

Em meio à jornada desafiadora da maternidade, a influenciadora digital e mãe de três filhos, Laís Brito, abriu seu coração sobre a temida "crise dos quatro meses", um período marcado por intensas mudanças no desenvolvimento cognitivo dos bebês, trazendo desafios significativos para pais e filhos.

Essa fase, caracterizada por uma série de transformações no comportamento dos bebês, é parte essencial do crescimento infantil. Laís, que acumula uma vasta audiência nas redes sociais, aproveitou a oportunidade para compartilhar sua própria experiência e oferecer conselhos valiosos para outros pais que enfrentam ou se preparam para enfrentar a crise dos quatro meses.

"Desde o nascimento, o desenvolvimento infantil acontece com o bebê extraindo do ambiente as oportunidades para ir evoluindo e ampliando sua complexidade por meio de suas experiências. É, portanto, um salto de uma etapa para outra mais complexa", explicou Laís, destacando a natureza crucial dessa fase no crescimento dos pequenos.

Aos quatro meses, os bebês atingem marcos notáveis, como estender os bracinhos para pegar objetos, se sentar com suporte, rolar, emitir balbucios e gargalhadas, e uma crescente consciência do entorno. No entanto, essa fase também traz consigo alterações no padrão de sono, episódios intensos de choro, maior dificuldade em se acalmar e variações no apetite.

"Não é raro, também, observar um aumento no apego e variações no apetite", compartilhou Laís. "Todas essas modificações e novas sensações podem deixá-los mais instáveis, sensíveis e cansados."

Na foto, Laís Brito, youtuber e criadora de conteúdo

'Desde o nascimento, o desenvolvimento infantil acontece com o bebê extraindo do ambiente as oportunidades para ir evoluindo e ampliando sua complexidade por meio de suas experiências'

Arquivo Pessoal

A influenciadora tranquiliza os pais, destacando que, embora seja um período desafiador que pode desestabilizar a rotina, essa fase é um sinal positivo do desenvolvimento dos filhos. "Geralmente, ela dura de uma semana a um mês, mas varia de acordo com diversos fatores", esclarece.

Leia também: Preocupação com desenvolvimento infantil é normal, mas pais devem evitar exageros

Laís Brito ressalta a importância de buscar ajuda profissional se as mudanças forem extremas ou persistirem, tanto para os bebês quanto para os cuidadores. "Se os pais sentirem que não estão bem, busquem ajuda. A depressão, seja materna ou paterna, também é um fator de risco para o desenvolvimento infantil."

Neste relato sincero sobre a crise dos quatro meses, Laís Brito se torna uma voz acolhedora para milhares de pais, compartilhando não apenas os desafios, mas também a beleza intrínseca desse período de transformação no ciclo de crescimento de seus filhos.