Em casos de crianças e adolescentes, é sempre necessário se fazer uma boa investigação, pois, se for confirmado um distúrbio metabólico urinário, durante toda a vida, haverá o cálculo renal. Orientação é sempre manter a criança bem hidratada -  (crédito: Michal Jarmoluk/Pixabay)

A simples rotina de beber água regularmente é uma maneira de combater males associados aos rins

crédito: Michal Jarmoluk/Pixabay

Em virtude do Dia Mundial do Rim, 14 de março, o Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte (MG), promoverá uma campanha de conscientização para alertar a comunidade sobre a importância da ingestão do líquido. A iniciativa será nas intermediações da unidade principal do Hospital (Av. do Contorno, altura do nº 9.530), no bairro Barro Preto, em Belo Horizonte, a equipe do serviço de diálise irá distribuir copos de água para motoristas e pedestres. A ação visa lembrar as pessoas que o consumo de água é importante e não deve ser esquecido.

Serão mais de 500 recipientes distribuídos gratuitamente a partir de 9h. A ação ainda inclui a distribuição de folhetos informativos impressos com orientações sobre cuidados com os rins em todas as unidades do hospital para pacientes e colaboradores. Serão cerca de 700 manuais.

Doenças renais são aquelas que ocorrem devido a redução da eficiência das funções metabólicas dos rins e podem acontecer de forma crônica ou aguda, causando complicações severas. A gravidade dos problemas provocados pela disfunção deste órgão é tão severa que foi criado o Dia Mundial do Rim, comemorado na segunda quinta-feira do mês de março, para justamente tratar a pauta com maior relevância. 

Conforme publicado pela Biblioteca Virtual em Saúde, acervo do Ministério da Saúde, a Sociedade Brasileira de Nefrologia indica que, mundialmente, 7,2% das pessoas acima de 30 anos e 28% a 46% em indivíduos acima de 64 anos sofrem com algum problema renal. No Brasil, a pasta estima que mais de dez milhões de pessoas tenham alguma doença. Desses, 90 mil estão em diálise, número que cresceu mais de 100% nos últimos dez anos. 

Leia também: Urina escura pode indicar problemas graves nos rins; entenda

 

Ainda que seja muito importante um acompanhamento médico regular para detecção preventiva de indicadores para alguma doença renal, a simples rotina de beber água regularmente é uma maneira de combater males associados aos rins. 

"A saúde renal é algo que precisamos prezar muito e que não pode ficar esquecida. Especialmente em relação ao consumo de água. Os rins dependem desse bom consumo porque desempenham um papel essencial na filtragem do sangue, removendo resíduos e substâncias em excesso, além de regular o equilíbrio dos fluidos em nosso corpo. Quando ingerimos uma quantidade adequada de água, esse processo ocorre de maneira mais eficiente, contribuindo para o equilíbrio favorável do organismo", explica Hamilton de Freitas, coordenador do Serviço de Diálise do Hospital Felício Rocho.