A felicidade nunca está fora de nós mesmos, no que o outro vai fazer, como vai agir, na expectativa de mudança de alguém ou de alguma situação -  (crédito: marymarkevich/Freepik)

A felicidade nunca está fora de nós mesmos, no que o outro vai fazer, como vai agir, na expectativa de mudança de alguém ou de alguma situação

crédito: marymarkevich/Freepik

Segundo Heloísa Capelas, autora do livro best seller o Mapa da Felicidade e reconhecida como especialista em autoconhecimento e inteligência emocional no Brasil, a felicidade nunca está fora de nós mesmos, no que o outro vai fazer, como vai agir, na expectativa de mudança de alguém ou de alguma situação. "Não existe felicidade perene quando condicionamos esse sentimento a algo fora de nós mesmos, sobre o qual não temos controle. E esse é o primeiro passo, é preciso trazer isso para consciência e não entrar no automático. Não crie dependência em nada que seja externo”, alerta Heloísa.

Importante enfatizar também que a definição da felicidade atrelada ao conceito de não sofrer é uma utopia, segundo a especialista. “É uma ilusão. O próprio ato de nascer já é sofrido. Viemos com essa formação psíquica que nos constrói enquanto seres humanos. Incompreensão, falta de amor, frustrações são parte do pacote e nos causam dor. Se for esperar não passar por nenhuma situação dessas para sermos felizes, o sentimento se tornaria inatingível”, destaca.

Leia: O que é a felicidade, afinal?

Diversos desafios

Heloísa explica que à medida que buscamos o prazer dentro de nós, com tudo que a vida nos oferece, com consciência, aceitando, perdoando, renovando nossas emoções e deixando cada coisa no seu lugar, passado no passado, presente no presente e futuro no futuro, começamos a percorrer a estrada correta que leva à felicidade.

Leia: A importância da convivência social para a felicidade

“O caminho não é fácil e esbarra em diversos desafios, mas são atitudes do dia a dia, o autoconhecimento e a inteligência emocional o ferramental necessário para tomar a vida para si, construindo-a na direção não da felicidade efêmera ou irreal, mas no bem-estar e na maturidade intrinsicamente relacionadas à felicidade real”, conta Heloísa.

Reflexões de como trilhar o caminho à felicidade

Heloísa traz algumas reflexões e orientações para começar a trilhar o caminho para a felicidade. Confira:

  • Reconhecer a inteligência espiritual em busca da sabedoria interior; o real entendimento da raiva, inclusive compreender para que serve esse sentimento; acolhê-lo, aceitá-lo e seguir adiante
  • Praticar a compaixão para transformar a relação consigo e com o entorno;
  • Sair da vitimização e ser dono das suas escolhas e decisões;
  • Praticar uma reciclagem de sentimentos, ou seja, transformar o negativo em positivo e entender que paciência, persistência e prática são peças-chave nessa jornada
  • Perdoar e não se aprisionar ao passado e nem antecipar o futuro
  • Não depositar sua felicidade a absolutamente nada que esteja fora de você: coisas, pessoas ou comportamentos
  • Enxergar situações desafiadoras com positividade e com a perspectiva de aprendizado e de mudança
  • Entender e aceitar que condições ideias quase nunca existem, portanto faça o melhor, viva o melhor como é possível hoje
  • Busque o prazer do caminho trilhado e não só o da chegada; e busque o que te faça bem sempre
  • Seja positivo; a positividade é a base que alicerça a felicidade
  • Nos momentos difíceis não se pergunte, por que comigo? Mas sim, para que serve essa dor, essa dificuldade? O que ela me trará de aprendizado e de evolução? A resposta virá mais cedo ou mais tarde e a perspectiva de felicidade mudará a partir daí.