Segundo o especialista, mulheres que seguem a low carb têm menos fogachos e controlam melhor o ganho de peso
 -  (crédito: herb-Health.com/Reprodução)

Segundo o especialista, mulheres que seguem a low carb têm menos fogachos e controlam melhor o ganho de peso

crédito: herb-Health.com/Reprodução

 

A menopausa é uma condição que afeta as mulheres geralmente entre os 45 e 50 anos, e que sinaliza o fim do ciclo reprodutivo. Ela costuma vir acompanhada de diversos sintomas que são um verdadeiro tormento, entre os quais: calorões, os chamados fogachos; ganho de peso; acúmulo de gordura visceral (na barriga); e piora na sensibilidade à insulina, que pode acarretar diabetes e pré-diabetes.

Nesse sentido, o médico e autor do livro “Uma dieta além da moda – uma abordagem científica para a perda de peso e a manutenção da saúde”, José Carlos Souto, a low carb apresenta diversos benefícios às mulheres menopáusicas e pós-menopáusicas, justamente porque atua para mitigar diversos dos sintomas relacionados a essa fase.

Conforme Souto, uma estratégia alimentar de baixo carboidrato pode ajudar na diminuição dos fogachos, um dos mais incômodos sintomas da menopausa, devido à sua eficácia na diminuição da resistência à insulina. Isto porque, afirma o médico referência em low carb no Brasil, já está bem documentado na literatura científica que mulheres menopáusicas e pós-menopáusicas que apresentam resistência à insulina têm mais fogachos. “Portanto, em tese, uma dieta low carb, que melhora a resistência à insulina, pode aliviar os fogachos”, diz.

A eficácia da low carb para a gestão de peso já é conhecida. De acordo com Souto, existem muitos ensaios clínicos randomizados mostrando que essa é uma forma de se alimentar que favorece a perda de peso em qualquer idade. “Trata-se de uma das estratégias que permite perder gordura corporal sem ter que passar fome no processo”, diz.

Com relação aos benefícios causados por uma dieta de baixo carboidrato, especificamente para a perda de peso em mulheres menopáusicas e pós-menopáusicas, o médico afirma não haver estudos randomizados voltados especificamente para o tema.


PERDA DE PESO

Contudo, destaca Souto, há um grande estudo observacional sinalizando que a estratégia auxilia nesse sentido. Realizado com 88 mil mulheres, todas pós-menopáusicas, o estudo constatou que as participantes que seguiram uma dieta com menos carboidrato perderam peso, enquanto as que adotaram uma dieta com baixa gordura e alto carboidrato ganharam peso. “Mesmo sendo observacional, a confiabilidade desse estudo aumenta em razão dos diversos ensaios clínicos randomizados, não especificamente em pós-menopausa, que demostraram que a low carb é uma forma de se alimentar que favorece a perda de peso”, explica.

Mulheres após a menopausa precisam de mais proteína e um aporte adequado de cálcio, afirma o médico. Dessa forma, segundo ele, uma dieta de baixo carboidrato bem formulada atende às necessidades nutricionais das mulheres nesta fase. “Isto porque, uma dieta low-carb equilibrada, que não é necessariamente a mesma das redes sociais, é não somente pobre em carboidratos, mas rica em proteínas, e admite o consumo de laticínios, como queijo, por exemplo, que é rico em cálcio”, diz. 

“Em tese, uma dieta low-carb, que melhora a resistência à insulina, pode aliviar os fogachos”

José Carlos Souto
médico, especialista em alimentação e saúde