Os benefícios da fisioterapia respiratória incluem a melhora da função pulmonar, redução de secreções, fortalecimento dos músculos respiratórios e prevenção de infecções -  (crédito: Freepik)

Os benefícios da fisioterapia respiratória incluem a melhora da função pulmonar, redução de secreções, fortalecimento dos músculos respiratórios e prevenção de infecções

crédito: Freepik

Uma das especialidades que mais têm ganhado destaque nos últimos anos, a fisioterapia respiratória é indicada para tratamento e prevenção de complicações de doenças pulmonares agudas e crônicas, como pneumonia, infecções respiratórias, doença pulmonar obstrutiva crônica, asma e fibrose cística. Entre os principais objetivos, estão a melhora dos sintomas respiratórios, redução da necessidade de internações, melhora da capacidade de realizar atividades diárias, aumentando a sensação de bem-estar e qualidade de vida.

Segundo a professora do curso de fisioterapia da Unifametro, Natália Bitar, a especialidade se tornou uma tendência pelas suas principais características: a abordagem individualizada e utilização de técnicas e recursos variados, que promovem diversos benefícios para os pacientes, como a redução da sensação de dispneia, tosse e expectoração, assim como prevenção de complicações.

Os principais procedimentos da fisioterapia respiratória envolvem variação do fluxo respiratório, terapia pressórica, fortalecimento muscular respiratório e da musculatura periférica e recondicionamento cardiorrespiratório, consideradas estratégias utilizadas no tratamento e na prevenção de complicações pulmonares em todos os ciclos de vida bem como em pacientes submetidos à procedimentos cirúrgicos.

Leia: O que fazer ao encontrar dificuldades no acesso a tratamentos de saúde? Entenda

A especialista enfatiza também que o autocuidado na fisioterapia respiratória permite um papel ativo do paciente na sua recuperação, promovendo a autonomia, controle sobre o tratamento, empoderamento, motivação, e maior conhecimento de técnicas e exercícios para realizar em casa. “A educação do paciente é fundamental para o sucesso do tratamento, por isso, é necessário que ele aprenda técnicas de autocuidado para que possa participar ativamente desse processo e manter a saúde pulmonar a longo prazo”, afirma.

Os benefícios incluem a melhora da função pulmonar, redução de secreções, fortalecimento dos músculos respiratórios e prevenção de infecções. “A fisioterapia respiratória é mais do que uma técnica, tornou-se uma aliada essencial para a saúde pulmonar, contribuindo para uma jornada de qualidade de vida”, enfatiza.