Zé Gotinha, símbolo da campanha de vacinação contra a poliomielite no Brasil -  (crédito: Ministério da Saúde/Divulgação)

Zé Gotinha, símbolo da campanha de vacinação contra a poliomielite no Brasil

crédito: Ministério da Saúde/Divulgação

Mário Sérgio Rodrigues Ananias é ativista, no Brasil, da causa PcD (pessoa com deficiência)  há mais de 40 anos. No livro 'Viver com pólio',  ele amplia a discussão sobre as consequências da enfermidade ao relatar a própria trajetória de superação ao ser acometido pela poliomielite aos seis meses de idade.

Com uma narrativa nostálgica e cenas hilárias, o autor percorre a linha do tempo da própria vida até os 16 anos. Para contextualizar, o autor faz referência a acontecimentos marcantes nos anos que, inclusive, antecedem seu nascimento, em 1957: dos tempos difíceis em que o pai, José Ananias, garimpou com bateia e colheu do Rio das Velhas o ouro que produziria as alianças do seu casamento com a mãe, Dona Therezinha, aos acidentes e incidentes na infância, o ingresso na escola, as descobertas na adolescência.

As cenas de alegrias, emoções e aprendizado deixam lugar, na obra, para outro tipo de referência: sobre a vacina, os tratamentos e equipamentos de auxílio a quem sofre sequelas da pólio. Sem pieguices ou autocomiserações, Mário Sérgio traz, como contribuição social, importantes esclarecimentos acerca dos riscos da não vacinação e as inúmeras adversidades enfrentadas pelas PcD, especialmente nestes tempos em que estão disponíveis formas simples, econômicas e seguras de proteção.

A discussão ganha especial importância no momento em que o mundo registra o maior retrocesso contínuo na vacinação infantil em três décadas. Segundo apontou a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) no relatório Situação Mundial da Infância 2023, 1,6 milhão de crianças brasileiras deixaram de ser vacinadas contra a paralisia infantil entre 2019 e 2021.

“Num momento em que há uma certa apatia, ou até contrariedade, em relação à imunização, o relato de quem vive o problema tende a contribuir para a conscientização da importância de proteger as crianças, pois a sequela pode se materializar como “uma pena capital ou, no mínimo, uma punição brutal, injusta e perpétua”, atesta Mário Sérgio.

Além do Brasil, Sobre Viver com Pólio foi publicado na Alemanha, Áustria, Estados Unidos, Reino Unido, Espanha e México. É a contribuição dada pelo autor, que também como servidor público tem acompanhado as investidas dos governos para estimular pais e tutores a vacinarem as crianças e contribuir, portanto, para a redução de riscos evitáveis às pessoas.

O livro é lançado numa fase em que Mário Sérgio se depara com novos desafios de mobilidade, outra razão para compartilhar sua história de vida. O esforço concentrado no braço direito, após amputação total e reimplante da mão esquerda, tem imposto dores severas ao ombro direito. O que não o fez abandonar a leveza e irresignação com que enfrentou todas as adversidades, nesta que se tornou sua principal bandeira de luta.

Ficha técnica
Título: Sobre Viver com Pólio
Subtítulo: Desafios e superações de uma criança com restrições motoras
Autoria: Mário Sérgio Rodrigues Ananias
Editora: Viseu
Páginas: 138
Preço: R$ 58,19 e R$9,90 (Kindle)
Onde encontrar: Amazon