Vacinação das crianças contra poliomelite, sarampo, rubeola, caxumba ,febre amarela e outras em Belo Horizonte. Na foto, a garota Serena Barros, de 3 anos, vacinando -  (crédito: JairAmaral/EM/D.A Press)

Vacinação das crianças contra poliomelite, sarampo, rubeola, caxumba ,febre amarela e outras em Belo Horizonte. Na foto, a garota Serena Barros, de 3 anos, vacinando

crédito: JairAmaral/EM/D.A Press

A vacina tríplice viral, que previne contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, ainda está longe de atingir, em Belo Horizonte, a meta de cobertura orientada pelo Ministério da Saúde para a imunização de crianças até 2 anos. Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), até agora, somente 50,3% desse público foi vacinado com a segunda dose da tríplice viral na capital. Com a primeira dose, 68,1% dessas crianças foram imunizadas. A campanha de vacinação vai só até esta sexta-feira (10/11).  

O Ministério da Saúde orienta que pelo menos 95% da população sejam imunizados. A PBH considera que necessário ampliar a cobertura vacinal do município para garantir a proteção do público, evitando casos graves, hospitalização e, até mesmo, o óbito.

A criança deve receber a primeira dose aos 12 meses e o reforço entre 1 ano e três meses e 2 anos de idade, para garantir a prevenção das três doenças.

Na campanha é feita a avaliação da caderneta de vacinação e atualização, se necessário, caso a criança ou adolescente menor de 15 anos não tenha recebido alguma das doses.

Além da tríplice viral, outras 17 vacinas são ofertadas. Os imunizantes estão disponíveis em todos os centros de saúde de Belo Horizonte. Confira os endereços dos locais de vacinação.

É importante reforçar que para colocar as doses em dia é necessário que pais, mães ou responsáveis apresentem a caderneta de vacinação ao profissional de Saúde. Assim, a equipe avalia quais imunizantes precisam ser aplicados.

*Estagiário sob a supervisão do subeditor Fábio Corrêa