As medidas preventivas que ajudam a evitar o problema de saúde inclui manter uma alimentação saudável, a prática de exercícios físicos e manter um peso saudável (IMC adequado) -  (crédito: Freepik)

As medidas preventivas que ajudam a evitar o problema de saúde inclui manter uma alimentação saudável, a prática de exercícios físicos e manter um peso saudável (IMC adequado)

crédito: Freepik

No dia 17 de novembro, é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Em apoio a essa causa, foi criada a campanha de conscientização Novembro Azul, com o objetivo de destacar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e de outras doenças que afetam a população masculina.


De acordo com um estudo do Inca (Instituto Nacional de Câncer), no período de 2023 a 2025, a estimativa é de que ocorrerão mais de 700 mil novos casos de câncer entre os brasileiros. Sendo os principais tipos: o câncer de pele não melanoma (31,3%) e do câncer de mama (10,5%), o câncer de próstata ocupa o terceiro lugar em incidência, com uma estimativa de 72 mil novos casos em dois anos.

Atualmente, o câncer de próstata lidera o ranking de tipos de câncer mais frequentes entre os homens, representando cerca de 30% dos casos no gênero masculino.


Bráulio Nunes, oncologista do Cetus Oncologia, explica que os sintomas da doença incluem dificuldades em começar a urinar, acordar muitas vezes à noite para urinar, sensação de que a bexiga não está completamente vazia e um enfraquecimento do fluxo de urina. “Embora esses sintomas sejam mais comuns em pessoas com aumento benigno da próstata, é importante consultar um médico para avaliação caso tenha algum deles”, explica.


O oncologista afirma que outros sintomas, como ocorrência de dor nos ossos, fraturas anormais, perda de peso, anemia, baixa contagem de células sanguíneas e problemas de coagulação sanguínea podem sugerir que a doença se manifesta para os ossos e outros órgãos, o que é conhecida como doença metastática.


Em relação a prevenção e detecção precoce do câncer de próstata, ele explica que a avaliação clínica e urológica envolve verificar a saúde da próstata de um paciente. “Essa avaliação é feita através de um exame retal, uma medição da quantidade de uma substância chamada PSA no sangue e uma investigação por certos sinais no sangue que possam indicar problemas na próstata”, detalha.

O médico afirma ainda que os tumores menos desenvolvidos costumam produzir menos PSA do que os tumores mais avançados. No entanto, de acordo com ele, os níveis elevados de PSA podem estar relacionados a crescimentos que são mais extensos e agressivos, independentemente do nível de desenvolvimento que eles sejam (isso é conhecido como o Score de Gleason, que avalia a agressividade do câncer).

Leia também: Pesquisa: câncer é doença urológica mais temida por homens


O oncologista informa que existem testes específicos como o 4Kscore e o PHI, que podem aumentar a precisão dos diagnósticos e ajudar a reduzir a necessidade de fazer biópsias de próstata. De acordo com o médico, esses testes fornecem informações mais detalhadas sobre o risco de câncer de próstata, o que pode ser útil para evitar procedimentos invasivos importantes.


Ele afirma que exames de imagem e biópsias pode ser indicada dependendo do caso do paciente. “A biópsia transretal guiada por toque retal ou ultrassonografia é usada para verificar se há alguma área duradoura na próstata. Em certos casos, exames de imagem como tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RNM) da região pélvica, podem ser recomendados”, ressalta.


Nunes destaca a importância do Novembro Azul para detecção precoce da doença e dá algumas dicas de ações preventivas para os homens se prevenirem contra o câncer de próstata. “As medidas preventivas que ajudam a evitar o problema de saúde inclui manter uma alimentação saudável, a prática de exercícios físicos e manter um peso saudável (IMC adequado).”

Tipos de câncer mais frequentes entre homens:

  1. Próstata - 30,0%
  2. Cólon e Reto - 9,2%
  3. Pulmão - 7,5%
  4. Estômago - 5,6%
  5. Cavidade Oral - 4,6%
  6. Esôfago - 3,4%
  7. Bexiga - 3,3%
  8. Laringe - 2,7%
  9. Linfoma não Hodgkin - 2,7%
  10. Fígado – 2,7%