Como os líderes da corrida presidencial usaram o 7 de Setembro para buscar votos

Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro aproveitaram eventos do feriado da Independência para explorar bandeiras caras às suas campanhas

Publicidade
Carregando...

Os candidatos que lideram as intenções de voto para presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro, aproveitaram o feriado da Independência para explorar bandeiras caras às suas campanhas. Ao participar do tradicional desfile na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, Lula aproveitou para repisar o discurso da soberania e se contrapor à proximidade do clã Bolsonaro com o presidente americano Donald Trump. Embora a cerimônia tenha sido sóbria, seguindo a recomendação de auxiliares para evitar riscos de associação com um ato de campanha, o petista explorou o tema nas redes. Flávio, por sua vez, reuniu apoiadores na Avenida Paulista, em São Paulo, e explorou a crise inédita que atravessa o STF (Supremo Tribunal Federal), buscando associar Lula a Alexandre de Moraes.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Além do discurso da soberania, Lula usou a data para falar ao eleitorado feminino e condenar a violência contra as mulheres. Como não há discurso no desfile, o petista deu seus recados em um pronunciamento feito na véspera em cadeia de rádio e televisão. De forma indireta, ele criticou o tarifaço imposto pelo governo Trump a produtos brasileiros e afirmou que o Brasil não será “colônia de ninguém”.

No palanque, de alguma forma ele quis passar mensagens sobre a crise no Supremo. O presidente se empenhou pessoalmente para que o presidente da corte, Edson Fachin, estivesse presente — Fachin, aliás, foi o único dos atuais dez ministros do tribunal a participar. Também estavam lá os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). Para dar um toque mais pop à tribuna de honra, foi convidado o comediante Paulo Vieira, da TV Globo, apoiador declarado do petista e amigo de Janja.

Na Paulista, Flávio Bolsonaro aproveitou a data, já incorporada ao calendário de mobilizações bolsonaristas, para reforçar a estratégia de sua campanha de associar a imagem de Lula à de Alexandre de Moraes, cujas relações com o banqueiro Daniel Vorcaro foram expostas na semana passada pelo também ministro do STF André Mendonça, em um movimento que deflagrou a mais grave crise da história da corte. O candidato do PL disse que “quem vota em Lula está votando em Alexandre de Moraes” e chamou o ministro de “laranja podre” no Supremo. Mendonça foi reverenciado pelos apoiadores do candidato do PL.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Ao lado dele estavam o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), e o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), além do pastor Silas Malafaia. Flávio lembrou que o presidente a ser eleito em outubro indicará cinco novos integrantes do STF e defendeu que os escolhidos precisam cumprir alguns requisitos: ser “contra o aborto, contra as drogas, contra a ideologia de gênero nas escolas, que respeitem a Constituição, que não persigam adversários políticos e que ajudem a resgatar a credibilidade do Supremo”.

Tópicos relacionados:

reportagem

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay