O racha do clã Bolsonaro na briga por vagas para o Senado em São Paulo

Apoio de Eduardo a André do Prado, articulado com Valdemar Costa Neto e Tarcísio de Freitas, provocou reação do ex-presidente, críticas de Michelle e novo embate da família com Ricardo Salles

Publicidade
Carregando...

Mais uma vez, integrantes do clã Jair Bolsonaro protagonizam um racha no campo da direita. O apoio de Eduardo Bolsonaro à candidatura do presidente da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, André do Prado (PL), ao Senado desencadeou uma crise familiar e política que atingiu o ex-presidente, mobilizou Michelle Bolsonaro e abriu novo confronto com o deputado Ricardo Salles (Novo).

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Segundo relatos levados a dirigentes do PL próximos a Michelle, Jair Bolsonaro teria se irritado ao saber da articulação conduzida por Eduardo nos Estados Unidos em favor do aliado de Valdemar Costa Neto. O ex-presidente vinha defendendo nomes mais identificados com o núcleo ideológico do bolsonarismo, como o vice-prefeito da capital, Mello Araújo, e o deputado Mário Frias (PL), e passou a transmitir a interlocutores sua opinião contrária à indicação do presidente da Alesp.

A escolha de André do Prado foi costurada com a participação do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e incluiu a promessa de que Eduardo ocupará a primeira suplência. Ao justificar a decisão, o filho do ex-presidente argumentou que a estrutura política de Prado, apoiada por centenas de prefeitos paulistas, poderá servir de base para um projeto nacional liderado por Flávio Bolsonaro.

A definição provocou reação imediata de Ricardo Salles, que acusa o grupo de ter cedido ao Centrão e mantém sua pré-candidatura ao Senado. Nas redes sociais, Salles e Eduardo trocaram ataques públicos, enquanto apoiadores do bolsonarismo passaram a questionar a aliança com o que chamam de pupilo de Valdemar. O grupo de Tarcísio tenta convencer o ex-ministro a desistir para evitar a fragmentação do voto conservador.

Ciro Gomes
O episódio disputou holofotes com outra desavença pública recente na direita. No Ceará, Michelle Bolsonaro voltou a criticar a possibilidade de aproximação do PL com Ciro Gomes. A mesma crítica ao palanque cearense, em novembro, fez Flávio censurar a madrasta e resultou no afastamento da ex-primeira-dama da campanha do filho “01” de Bolsonaro.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

As novas crises, somadas a outras aparentemente superadas, como a disputa de Carlos Bolsonaro com aliados pelas vagas ao Senado em Santa Catarina, reforça a avaliação de que, a poucos meses das eleições, o primeiro desafio do bolsonarismo não é se contrapor ao governo Lula, mas superar a dificuldade de harmonizar interesses dentro da própria família e de seu entorno político.

Tópicos relacionados:

reportagem

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay