Os sinais do Copom de que o ciclo de corte de juros será menor que o esperado

A equipe de Gabriel Galípolo admitiu na ata da última reunião que, com as expectativas de inflação desancoradas, a restrição monetária precisa ser mais maior e durar mais tempo

Publicidade
Carregando...

A ata da última do Copom (Comitê de Política Monetária) divulgada nesta terça-feira, 5, reforçou os sinais de que o ciclo de corte de juros tende a ser menor do que o inicialmente esperado pelo governo, pelo mercado e pela própria diretoria do Banco Central. A equipe de Gabriel Galípolo admitiu no documento que, com as expectativas de inflação desancoradas, a restrição monetária precisa ser mais maior e durar mais tempo. 

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

“A principal conclusão obtida, e compartilhada por todos os membros do Comitê, foi a de que, em um ambiente de expectativas desancoradas, como é o caso do atual, exige-se uma restrição monetária maior e por mais tempo do que outrora seria apropriado”, afirmaram os membros no Copom.

Na prática, os diretores da autarquia sinalizaram explicitamente que o processo de queda da Selic tende a ser menor do que o esperado anteriormente. Além disso, o Copom voltou a afirmar que o ciclo de cortes está diretamente ligado à duração da guerra no Oriente Médio. Se o conflito continuar por mais tempo, a probabilidade é de a taxa cair menos.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

“No cenário atual, caracterizado por forte aumento da incerteza, o Comitê reafirma serenidade e cautela na condução da política monetária, de forma que os passos futuros do processo de calibração da taxa básica de juros possam incorporar novas informações que aumentem a clareza sobre a profundidade e a extensão dos conflitos no Oriente Médio, assim como seus efeitos diretos e indiretos sobre o nível de preços ao longo do tempo”, informaram os diretores do BC.

Tópicos relacionados:

reportagem

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay