Os sinais de Lula de que vai recusar convite para conselho de Trump

O presidente brasileiro conversou por cerca de 45 minutos com o líder da China, Xi Jinping, e os comunicados oficiais sobre o encontro indicam que a resposta do Planalto a Trump será negativa

Publicidade
Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem dando seguidos sinais de que recusará o convite do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para compor o “Conselho da Paz“, que decidirá o futuro da Faixa de Gaza.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Os indicativos ficaram ainda mais evidentes após o petista conversar por cerca de 45 minutos, na noite desta quinta-feira, 22, com o presidente da China, Xi Jinping. 

Em nota oficial, o Palácio do Planalto informou que Brasil e China são países que detêm papel central na defesa do multilateralismo, do direito internacional e do livre comércio.

Além disso, os dois presidentes reforçaram o compromisso com o fortalecimento das Nações Unidas como caminho para a defesa da paz e da estabilidade no mundo. Com esse posicionameno, Lula sinalizou não concordar com as propostas de Trump.

Crítico ferrenho da ONU, o presidente dos Estados Unidos tem sinalizado que o conselho criado por ele pode se sobrepor às Nações Unidas.

Em comunicado distribuído por meio da mídia estatal chinesa, Xi Jinping foi ainda mais contundente ao afirmar que Brasil e China se posicionaram “firmemente ao lado certo da história” e devem intensificar os esforços para defender os interesses comuns do Sul Global e a “salvaguardarem conjuntamente” o papel central das Nações Unidas.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Além disso, registra a nota de Pequim, diante de um cenário internacional preocupante, Lula afirmou que o Brasil está disposto a trabalhar em “estreita” colaboração com a China, defender a autoridade das Nações Unidas e fortalecer a cooperação entre os países do Brics (grupo de países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), para garnatir a paz e a estabilidade na região e além. Trump também tem criticado as propostas do bloco.

Tópicos relacionados:

reportagem

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay