Os planos de Castro envolvendo julgamento no TSE e operações policiais

Com julgamento que pode torná-lo inelegível se aproximando, governador articula agenda de impacto, saída antecipada do governo e campanha ao Senado

Publicidade
Carregando...

Os cálculos políticos de Cláudio Castro envolvendo possíveis novas operações policiais no Rio de Janeiro — que possam lhe render dividendos eleitorais na disputa pelo Senado, como mostrou a coluna — passam também pelo julgamento do TSE que pode resultar em sua inelegibilidade.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

A leitura dentro do Palácio Guanabara é que novas operações de grande escala contra o tráfico tenderiam a elevar o custo político ao TSE de uma eventual condenação dele.

Na corte eleitoral, aproxima-se do fim o prazo do pedido de vista que suspendeu o julgamento do caso Ceperj, que apura o uso da fundação estadual para a contratação de servidores temporários com finalidade eleitoral na campanha de 2022.

O processo começou a ser analisado em novembro de 2025, quando a relatora Isabel Gallotti votou pela condenação de Castro por abuso de poder político e econômico. A análise foi interrompida por um pedido de vista do ministro Antonio Carlos Ferreira, cujo prazo termina em meados de fevereiro.

A partir daí, o caso pode voltar à pauta do plenário, ainda sem data definida. A decisão sobre quando julgá-lo cabe à presidência do tribunal. Esse intervalo passou a ser tratado como estratégico pelo Palácio Guanabara para ampliar ações na área da segurança.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

É nesse contexto que o governador passou a trabalhar com a hipótese de deixar o Palácio Guanabara antes do prazo legal de desincompatibilização, que termina em abril. A ideia em discussão é sair logo após o Carnaval, ainda em fevereiro, para iniciar a campanha ao Senado.

Tópicos relacionados:

guilherme-amado

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay