Com maioria de direita, Câmara tem 49% de rejeição à atuação do STF

Levantamento mostra tendência de avaliação negativa entre oposicionistas e independentes e apoio crescente ao Supremo na base do governo

Publicidade
Carregando...

A avaliação do trabalho do STF é predominantemente negativa entre os deputados federais. Segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira, 12, 49% dos parlamentares classificam o desempenho da corte como negativo, 36% o avaliam como positivo, 15% como regular e 1% não respondeu.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

A pesquisa ouviu 167 deputados federais em exercício, uma amostra na qual a maioria dos entrevistados se declara de direita (43%), seguida por centro (28%) e esquerda (24%).

Os dados mostram variação ao longo do tempo. Em maio de 2024, o STF era avaliado como negativo por 40% dos deputados; em junho de 2025, esse número subiu para 48%; e em dezembro de 2025, atingiu 49%. No mesmo período, a avaliação positiva passou de 34% para 27% e foi a 36% na última medição.

Na oposição, o percentual de avaliação negativa ao Supremo cresceu de 74% em maio de 2024 para 92% em dezembro de 2025, enquanto a avaliação positiva permaneceu baixa, variando entre 5% e 7% nas três rodadas.

Entre deputados da base do governo, a avaliação é amplamente favorável: 82% classificam o trabalho do STF como positivo e apenas 5% como negativo. Já entre os independentes, predomina a avaliação negativa, de 45% em dezembro, após ter alcançado 54% em junho; a avaliação positiva se manteve estável em 22% nas três medições.

A pesquisa foi realizada entre 29 de outubro e 11 de dezembro de 2025.

Tópicos relacionados:

guilherme-amado

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay