Aliados veem inabilidade política de Motta ao lidar com protesto de Glauber Braga

Policiais legislativos retiraram Glauber Braga à força da cadeira da Presidência da Câmara, após ordem de Hugo Motta

Publicidade
Carregando...

Aliados de Hugo Motta criticaram a forma como ele conduziu a retirada de Glauber Braga da cadeira da Presidência da Câmara, nessa terça-feira, 9. O desenrolar da situação foi considerado por alguns deputados como exemplo de “inabilidade política”.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Parlamentares do Centrão e da direita afirmaram à coluna, sob reserva, que o principal erro de Motta foi ter cortado o sinal da TV Câmara e cerceado a entrada de jornalistas no plenário da Casa.

Apesar de Hugo Motta ter negado que proibiu o acesso da imprensa, aliados consideraram o inaceitável impedimento à atuação dos jornalistas um erro grave, causado por inabilidade política e falta de comando da Casa.

Os parlamentares pontuaram também que seria “inevitável” uma comparação entre a forma como os bolsonaristas foram retirados na ocupação da Mesa Diretora, após 30 horas do motim de agosto, e a maneira como Glauber foi tratado nessa terça.

O deputado do PSOL do Rio de Janeiro ocupou a cadeira da Presidência da Câmara após Motta decidir pautar seu processo de cassação no plenário para esta quarta-feira. Em menos de uma hora, policiais legislativos arrancaram Glauber à força do local. O deputado chegou a ficar com a camisa rasgada.

As imagens da TV Câmara foram interrompidas e o acesso da imprensa cerceado durante a ação, conduzida de forma truculenta. Profissionais de imprensa também foram agredidos por policiais legislativos.

Em nota, Motta chamou Glauber de extremista e disse que iria apurar “possíveis excessos” em relação ao tratamento dado à imprensa. O presidente da Casa não comentou sobre ter ordenado a retirada do sinal da TV Câmara.

Tópicos relacionados:

guilherme-amado

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay