Com apoio do pai, Flávio Bolsonaro se lança à Presidência e embaralha a direita

Em nota com forte apelo religioso e críticas ao governo Lula, senador diz que foi escolhido pelo ex-presidente para liderar o projeto político do clã; anúncio pressiona o PL e abre nova fase da disputa pelo Planalto

Publicidade
Carregando...

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) anunciou nesta sexta-feira, 5, que será candidato à Presidência da República em 2026. A declaração veio por meio de uma nota pública em que o filho mais velho do ex-presidente afirma ter recebido de Jair Bolsonaro “a missão” de dar continuidade ao projeto político da família.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

A manifestação ocorre horas depois do portal Metrópoles revelar que Jair Bolsonaro havia comunicado a aliados sua decisão de lançar o filho como nome do PL na disputa presidencial. A oficialização feita por Flávio nesta sexta consolida esse movimento e insere o senador, de forma explícita, na corrida pelo Planalto.

Na nota, Flávio adota forte tom religioso e crítico ao governo Luiz Inácio Lula da Silva. Ele afirma não aceitar “ver o país caminhar por instabilidade, insegurança e desânimo” e critica o que classifica como avanço de impostos, “narco-terroristas dominando cidades” e “estatais saqueadas”. Ao dizer que se coloca “diante de Deus e diante do Brasil”, o senador afirma acreditar que a missão é guiada por fé e providência divina.

O anúncio também tem impacto direto na reorganização da direita para 2026. Dentro do PL, Flávio passa a ocupar oficialmente o espaço que vinha sendo disputado de forma velada entre lideranças do campo bolsonarista. O gesto ocorre enquanto Michelle Bolsonaro desponta como nome competitivo para o Planalto e para o Senado pelo Distrito Federal.

A confirmação da candidatura ainda acontece em meio a tensões internas recentes. Flávio travou embates públicos com Michelle Bolsonaro por divergências sobre alianças no Ceará, episódio que expôs disputas dentro do campo bolsonarista. Com a oficialização desta sexta, o senador tenta assumir o protagonismo do grupo na eleição presidencial.

Tópicos relacionados:

reportagem

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay