Indicado de Lula ao STF será o relator da ADPF das Favelas

Disputa para vaga de Luís Roberto Barroso no STF está entre Rodrigo Pacheco e Jorge Messias

Publicidade
Carregando...

O relator permanente da ADPF das Favelas será o próximo indicado do presidente Lula ao Supremo Tribunal Federal (STF). O nome mais forte é o do advogado-geral da União, Jorge Messias, mas o ex-presidente do Congresso Nacional Rodrigo Pacheco ainda segue na disputa.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Iniciada em 2019, a ADPF das Favelas tinha como relator o ministro Edson Fachin. Em setembro, o processo foi transferido ao ministro Luís Roberto Barroso, com a troca na Presidência da Corte. Após a aposentadoria antecipada de Barroso, o caso ficou sem relator.

Como a ação não poderia retornar a Fachin — por ele ocupar atualmente a Presidência do STF —, a relatoria passou ao ministro seguinte na ordem de antiguidade: Alexandre de Moraes, que assumiu como relator temporário.

Após a nova indicação de Lula, a ação será redistribuída ao ministro que ocupará a vaga deixada por Barroso.

Messias e Pacheco têm posicionamentos semelhantes em relação à segurança pública. Ambos defendem a PEC da Segurança Pública.

Tópicos relacionados:

guilherme-amado

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay