Governo tentará conter disputa entre Renan e Lira para que IR não volte à Câmara

Renan Calheiros foi nomeado relator do projeto das mudanças no imposto de renda no Senado, depois de Arthur Lira, seu rival, ter ocupado essa função na Câmara

Publicidade
Carregando...

O governo Lula vai articular para que Renan Calheiros não faça mudanças no texto da isenção do Imposto de Renda que levem a Câmara a brigar para que a proposta volte ao plenário da Casa. Um cenário em que alterações mais bruscas sejam feitas por Renan, no entanto, é visto como possível pela base governista, devido à disputa política entre ele e Arthur Lira.

Lira foi relator da isenção do IR na Câmara e Renan foi nomeado para a mesma função no Senado nesta terça-feira, 7. O senador foi relator de uma proposta idêntica aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) em setembro.

O texto relatado por Renan Calheiros na comissão tem algumas diferenças em relação à proposta aprovada pelos deputados na última semana, sob relatoria de Lira. Duas das principais são a criação de um órgão gestor responsável pelo acompanhamento e avaliação da isenção do Imposto de Renda e a compensação para investidores estrangeiros.

Caso a proposta aprovada na Câmara sofra muitas modificações no Senado, a Casa liderada por Hugo Motta pode reivindicar nova análise do conteúdo do texto, o que atrasaria a aprovação.

A base governista defende que o texto seja aprovado com celeridade para começar a valer a partir de 2026, ano eleitoral. Por isso, haverá um esforço concentrado para que a disputa política entre Renan e Lira não influencie a proposta que sairá da CAE e será analisada no plenário do Senado.

Tópicos relacionados:

guilherme-amado

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay