Queda no preço do dólar e desaceleração econômica reduzem projeções para inflação

As estimativas para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) em 2025, 2026 e 2027 caíram, segundo o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira, 25, pelo Banco Central (BC)

Publicidade
Carregando...

As medianas das expectativas para a inflação em 2025, 2026 e 2027 apresentadas no Boletim Focus, do Banco Central, nesta segunda-feira, 25, diminuíram diante da desaceleração econômica e da redução no preço do dólar. 

Para 2025, a projeção caiu pela 13ª semana consecutiva, de 4,95% para 4,86%. Para 2026, a estimativa diminuiu pela 6ª semana consecutiva, de 4,40% para 4,33%. Para 2027, a expectativa caiu pela primeira vez e passou de 4% para 3,97%. 

A queda das expectativas de inflação, sobretudo a de 2027, é um sinal positivo para a gestão do presidente do BC, Gabriel Galípolo, que levou a taxa de juros a 15% ao ano. Expectativas em queda, sobretudo no médio prazo, sinalizam um reforço na credibilidade da autoridade monetária. 

Além dos ganhos reputacionais para o BC, a redução nas estimativas para a inflação decorre de um ambiente global benigno para mercados emergentes, com queda no preço do dólar. Os juros altos no Brasil também levaram a uma desaceleração econômica que já se manifestam em dados e nas projeções. 

Tópicos relacionados:

reportagem

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay