Como ficam as candidaturas de Jaques Wagner e Rui Costa para o Senado em 2026
Interlocutores dos dois políticos afirmam que eles não devem enfrentar obstáculos para se lançarem na disputa pelas duas vagas para o Senado do estado. Somente uma intervenção de Lula poderia mudar os planos da dupla petista
compartilhe
Siga no
As dúvidas sobre as candidatura do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), e do ministro Rui Costa (Casa Civil), em 2026 parecem superadas, segundo interlocutores de ambos. A decisão, neste momento, é de que os dois serão os candidatos do partido às duas vagas do estado para o Senado.
Pesquisas internas mostram que os Wagner e Costa, ex-governadores da Bahia, lideram com folga as pesquisas de intenções de votos para o Senado nas eleições do próximo ano. A indecisão que existia levava em conta o desejo do senador Angelo Coronel (PSD) de se reeleger.
A estratégia, entretanto, passa por não confirmar oficialmente que Wagner e Costa serão os candidatos. A decisão tomada até o momento reflete o desejo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como mostrou o PlatôBR, priorizar a formação de um “cinturão” contra o possível avanço da direita bolsonarista no Senado.
Segundo interlocutores dos petistas, somente uma intervenção de Lula — a partir de acordos políticos nacionais — teria potencial para mudar essa previsão.