Congresso é o pior dos três poderes para população brasileira, mostra pesquisa

Pesquisa da Nexus divulgada nesta quinta-feira, 24, mostra que 55% da população desaprova a atuação do Congresso Nacional

Publicidade
Carregando...

O Congresso Nacional é o pior avaliado na população brasileira, segundo a pesquisa da Nexus, divulgada nesta quinta-feira, 24. O levantamento mostra que 55% dos brasileiros desaprovam como deputados e senadores conduzem seus mandatos no Congresso. Sobre os outros dois outros poderes, STF e governo Lula, 47% e 44% desaprovam, respectivamente.

O Congresso tem seu trabalho avaliado como ótimo/bom por apenas 16% da população, enquanto 37% classificam como regular e 41%, como ruim/péssimo; 6% não souberam ou quiseram avaliar.

O governo Lula é avaliado com 29% de ótimo/bom, 29% de regular; 39% de ruim/péssimo; 3% não souberam responder. No caso do STF, os percentuais são de 25%, 32% e 35%, respectivamente; 7% não souberam ou quiseram avaliar.

A pesquisa mostra também que a maior parte da população, cerca de 62%, acredita que quem tem uma renda maior deveria pagar mais impostos e 71% defende a isenção da declaração do imposto de renda para quem ganha até cinco salários mínimos.

A Nexus entrevistou 2.021 brasileiros com 16 anos ou mais, presencialmente, nos 27 estados do Brasil, entre 14 e 20 de julho de 2025. A margem de erro total da amostra é de 2 pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%.

Tópicos relacionados:

guilherme-amado

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay