Remédios podem ser a virada de jogo da Oxxo no mercado brasileiro

Projeto de Lei que abre mercado de medicamentos é visto como positivo por rede de lojas Oxxo

Publicidade
Carregando...

Diante da perda de dinheiro da Raízen com a Oxxo, rede de lojas de conveniência tocada em parceria com a Femsa no Brasil, o mercado tem recomendado o desinvestimento no negócio. Até Rubens Ometto, dono da Cosan, que administra a Raízen, já disse abertamente que a Oxxo tem queimado caixa e que poderia estudar a saída da sociedade.

Mas uma fonte de mercado disse à coluna que enxerga uma solução para a recuperação da empresa: vender remédios. Há duas propostas tramitando no Congresso que visam à abertura do mercado de medicamentos isentos de prescrição (MIP) para venda em supermercados e lojas de conveniência de médio e grande porte. O projeto foi defendido pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) junto ao governo como forma de aumentar a competição no setor e baixar os preços.

À coluna, Rubens Ometto disse acompanhar a discussão de longe, mas acenou positivamente à abertura do mercado. A Oxxo tem hoje mais de 600 lojas inauguradas no país, sendo quase 500 no estado de São Paulo, capilaridade relevante e comparável às maiores redes de drogarias do país. “Para a Oxxo seria bom, mas eu não consigo analisar o impacto para as farmácias ainda”, disse ele, depois de lembrar que vários países já comercializam medicamentos em supermercados.

Tópicos relacionados:

guilherme-amado

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay