O desembargador Ricardo Machado Rabelo tomou posse como presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6) nesta quinta-feira (20/8). Miguel Angelo assumiu a vice-presidência e a Corregedoria do tribunal.

A cerimônia, realizada no Cine Theatro Brasil, no Centro de Belo Horizonte, oficializou os novos dirigentes da Corte para o biênio 2026-2028. A nova presidência foi eleita por unanimidade pelos 17 desembargadores federais que participaram de sessão administrativa em junho.

"A gestão que se inicia encontra um tribunal em uma etapa de consolidação institucional. Implantado em 2022, o TRF-6 superou o ciclo inicial de implantação e passa a demandar uma administração voltada à maturidade organizacional. Consolidar estruturas, corrigir assimetrias, simplificar processos de trabalho e ampliar a capacidade de entrega jurisdicional em todo o estado", discursou Rabelo.

Novo presidente

Ricardo Machado Rabelo é natural de Belo Horizonte e é magistrado federal desde 1993. Na gestão anterior, estava na vice-presidência e na Corregedoria do tribunal.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Ele presidiu a 4ª turma do TRF-6 e coordenou a Mesa de Repactuação do Caso Mariana, que resultou no Novo Acordo da Bacia do Rio Doce, firmado para destinar R$ 170 bilhões em reparações pelo rompimento da Barragem do Fundão, em 2015.

compartilhe