ELEIÇÕES 2026

Lula responsabiliza Aécio pela radicalização na política: "maior agressor"

De acordo com o presidente, o ex-governador ao contestar sua derrota para Dilma contribuiu para o clima de polarização das disputas eleitorais

Publicidade
Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acusou o ex-governador de Minas Gerais, deputado federal Aécio Neves (PSDB), de ser o “maior agressor” contra uma mulher em disputas eleitorais. Lula também disse que o mineiro é o principal responsável pelo acirramento da política brasileira

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover


“A radicalização das eleições começou na disputa do Aécio Neves com a Dilma. O Aécio Neves foi o maior agressor que eu já vi contra uma mulher numa campanha política, aquela de 2014. Você vê que ele, inclusive, criou a radicalização entrando com o processo.  A partir dali começou a radicalização na política brasileira”, disse o presidente em entrevista à jornalista Daniela Lima do Uol, onde chegou a trocar o nome de Dilma pelo da ex-deputada Irma Passoni. 


Em 2014, Aécio disputou o segundo turno das eleições contra a presidente Dilma Rousseff, perdendo por uma diferença pequena de votos. Logo após a proclamação do resultado, o PSDB entrou com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  com um pedido de auditoria especial do resultado da eleição presidencial, onde Dilma obteve 51,64% dos votos válidos e Aécio 48,36%.

Segundo Lula, desde então as eleições nunca mais foram as mesmas e, na avaliação do presidente, não voltarão a ser.  “Não será mais igual a 2003, 2010, não será mais. Ela (as eleições) está mais radicalizada. É como se fosse um campeonato onde só tivesse Corinthians ou Palmeiras. Ou seja, quem é um é um, quem é outro é outro. Ou seja, você tem que ficar descobrindo o que é que não está torcendo para nenhum dos dois”, comparou o presidente.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

O deputado foi procurado pela reportagem, por meio de sua assessoria, mas ainda não se manifestou. 

Tópicos relacionados:

aecio-neves l lula

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay