
Datafolha Recife: Ex-ministro de Bolsonaro tem maior taxa de rejeição
O atual prefeito e namorado de Tabata Amaral, João Campos (PSB), aparece em primeiro com 76% das intenções de voto
Mais lidas
compartilhe
Siga noO candidato do PL à Prefeitura de Recife, Gilson Machado, é rejeitado por 43% dos entrevistados, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (19/9). O índice é o maior dentre os políticos que disputam o cargo.
O Datafolha questionou em quem os entrevistados não votariam de jeito nenhum na disputa. Nesta pergunta, os eleitores puderam citar mais de um nome.
19/09/2024 - 17:48 Datafolha SP: projeções de 2° turno não são boas para Marçal 19/09/2024 - 18:00 Datafolha BH: saiba quais candidatos têm a maior rejeição do eleitorado 19/09/2024 - 18:18 Datafolha BH: veja possíveis cenários de segundo turno
Depois de Gilson aparecem Ludmila (UP), com 35%, e Daniel Coelho (PSD), com 34%. Tecio Teles (Novo) tem 30%, Dani Portela (PSOL), 29%, Victor Assis (PCO), 27% e Simone Fontana (PSTU), 27%. Por último, com a menor rejeição, está o candidato à reeleição João Campos (PSB) com 7%.
O Datafolha entrevistou 910 eleitores no Recife nos dias 17 e 18 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O levantamento foi encomendado pela Folha e pela TV Globo e tem o protocolo PE-02953/2024 na Justiça Eleitoral.
A pesquisa estimulada mostra João Campos (PSB) com 76% das intenções de voto, o que lhe daria vitória no primeiro turno. No levantamento de 5 de setembro, o candidato à reeleição marcava 74%. Houve, portanto, uma oscilação dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
- Veja quem é o namorado de Tabata Amaral
- Governo Lula libera mais de R$ 500 milhões para combater queimadas
- Bolsonarização de Nunes contraria parte de campanha do prefeito de SP
A pesquisa mostra um empate técnico múltiplo na segunda colocação. Gilson Machado (PL) tem 9% das intenções de voto, mesmo patamar do levantamento anterior.
A pesquisa mostra um empate técnico múltiplo na segunda colocação. Gilson Machado (PL) tem 9% das intenções de voto, e Daniel Coelho (PSD), 5%. Ambos mantiveram o mesmo índice do último levantamento, há duas semanas. Também empatado está Dani Portela (PSOL), com 3%, que oscilou um ponto percentual para menos.
Tecio Teles (Novo) te m 1% das intenções de voto, após não pontuar na pesquisa anterior. Ludmila (UP) e Simone Fontana (PSTU) não atingiram 1% das intenções de voto. Victor Assis (PCO) não foi citado. O candidato teve registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco na quarta-feira (18), mas a pesquisa foi a campo antes da decisão.
Disseram que votariam em branco, nulo ou nenhum 5% dos entrevistados, e 1% responderam que não sabem em quem votariam.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
A rejeição é um dos principais desafios para a campanha de Gilson Machado. O candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tinha índice de 34% no final de agosto. Depois, saltou para 39%, no começo de setembro, e agora está em 43%.
Grau de conhecimento
O Datafolha também aferiu o grau de conhecimento dos candidatos. João Campos é conhecido por 99% dos entrevistados, seguido por Daniel Coelho (89%), Dani Portela (55%) e Gilson Machado (53%).
A taxa de de Gilson Machado segue tendência de crescimento e alcançou 53% (tinha 48% há duas semanas e 37% em agosto). Tecio Teles é conhecido por 40%, Simone Fontana, 28%, Ludmila, 19%, e Victor Assis por 12%.
Conhecimento do número do candidato
A pesquisa também perguntou qual número os entrevistados vão digitar na urna eletrônica para confirmar ou anular o voto para a prefeitura. Dos entrevistados, 71% responderam com menções corretas, enquanto 5% fizeram menções incorretas. Outros 22% disse ram não saber o número do candidato em quem pretendem votar. Por fim, 2% não sabem como anular o voto.