Julgamento de Moro é adiado até quarta-feira (3/4) -  (crédito: Geraldo Magela/Agência Senado)

Julgamento de Moro é adiado até quarta-feira (3/4)

crédito: Geraldo Magela/Agência Senado

O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) rebateu uma provocação do filho do ex-ministro José Dirceu, o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), que havia pedido a cassação ou a prisão do ex-juiz da Lava Jato, nessa terça-feira (17/4).

 

Na ocasião, o petista comentava o relatório da Corregedoria Nacional de Justiça, que aponta para o conluio entre Moro, Deltan Dallagnol, ex-procurador da Lava Jato, e a juíza Gabriela Hardt para desviar de R$ 2,5 bilhões do Estado Brasileiro.

 

“Cassação ou cadeia? Ou melhor, ambas as coisas! Agora, Moro terá que explicar o inexplicável e o fará também na esfera criminal. Justiça seja feita”, escreveu Zeca Dirceu.

 

 

Moro rebateu lembrando da prisão do ex-ministro no caso do Mensalão e da Lava Jato. “Cadeia é coisa do teu pai”, ironizou o senador.

 

José Dirceu foi condenado no esquema do mensalão a sete anos e 11 meses de prisão, em 2012. Após um ano em reclusão, ele foi autorizado a cumprir a pena em casa, até que ela foi extinta em 2016.

 

 

 

Em 2015, o ex-ministro foi preso pela Lava-Jato, sendo apontado pelo Ministério Público Federal (MPF) como um dos responsáveis pelo esquema de corrupção na Petrobras. Na época, Dirceu foi acusado de receber cerca de R$ 2 milhões em propina, sendo condenado a oito anos e 10 meses.

 

No ano passado, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) reduziu a pena para quatro anos e sete meses em regime semiaberto. A defesa do ex-ministro de Lula ainda tenta reverter a inelegibilidade de Dirceu no Supremo Tribunal Federal (STF).