Plenário da Câmara de Vereadores de BH -  (crédito: Edésio Ferreira/EM/DA Press)

Plenário da Câmara de Vereadores de BH

crédito: Edésio Ferreira/EM/DA Press

O Secretário de Saúde de Belo Horizonte, Danilo Borges Matias, acredita que estamos vivemos a última epidemia de dengue no Brasil. A razão, segundo Borges, é a possibilidade de vacinação contra dengue. A declaração foi dada na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), na manhã desta quarta-feira (27/3), durante a prestação de contas da administração municipal referente ao ano de 2023.

 

A fala é uma resposta ao questionamento do vereador Álvaro Damião (União Brasil) sobre quais medidas a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) está tomando diante da situação. Para o parlamentar, Belo Horizonte não estava preparada para a epidemia da dengue.

 

Em resposta, o secretário afirmou que a prefeitura monitora a doença desde o ano passado. Também ressaltou ações de combate à dengue, como a abertura dos centros de saúde para garantir assistência à população.

 

 

“Belo Horizonte já previa que a gente teria uma epidemia muito forte de dengue, tanto que mais de R$ 100 milhões de reais foram investidos em 2023 em ações de prevenção. Algumas ações que, infelizmente, não chegaram, como a vacina”, disse o secretário.

 

“Hoje nós podemos, dizer que Belo Horizonte, Minas Gerais e o Brasil enfrentam a maior epidemia de dengue da história, e, provavelmente a última, porque na próxima, que geralmente acontece a cada três anos, a gente vai estar com essa nova arma, que é a vacinação, já para toda a população, não somente um recorte pequeno, que é o que o Ministério da Saúde determinou a gente vacinar”, completou.