Ex-prefeito de Caldas, Ulisses Guimarães, assume vaga na Câmara dos Deputados para ganhar visibilidade na disputa pela Prefeitura de Poços de Caldas -  (crédito: Mário Agra/Câmara dos Deputados)

Ex-prefeito de Caldas, Ulisses Guimarães, assume vaga na Câmara dos Deputados para ganhar visibilidade na disputa pela Prefeitura de Poços de Caldas

crédito: Mário Agra/Câmara dos Deputados

Ex-prefeito de Caldas, no Sul de Minas, Ulisses Guimarães (MDB), assumiu a cadeira de deputado federal no lugar de Newton Cardoso Júnior (MDB), que se licenciou do cargo por quatro meses para dar lugar ao suplente.

 

A vaga aberta com a licença de Newton Cardoso Júnior deveria ter sido assumida pelo ex-deputado federal Fábio Ramalho, mas como a intenção da legenda é dar visibilidade a Guimarães, o primeiro suplente abriu mão para o segundo.

 

Depois de ser prefeito por duas vezes em Caldas, também no Sul de Minas, entre 2013 e 2018, o deputado em exercício quer governar Poços de Caldas, a maior cidade da região.

 

Nas eleições de 2018, ele tentou uma vaga de deputado estadual pelo PTB e na disputa seguinte, em 2022, uma vaga na Câmara Federal, sendo eleito suplente.

 

Veterinário, o político de 34 anos, na verdade, se chama Ulisses Suaid Porto Guimarães Borges, mas adotou nas urnas o nome de uma emedebista histórico: Ulysses Guimarães, presidente da Assembleia Nacional Constituinte, que elaborou, entre os anos 1987 e 1988, a Carta Magna do país, após o fim da ditadura militar, e foi uma das principais lideranças da campanha pelas eleições diretas. Foi também presidente e vice-presidente do MDB nacional.

Leia também: Nudez em universidade vira alvo de pedido de investigação na PGR

O deputado em exercício foi procurado pela reportagem para falar sobre sua posse na vaga aberta estrategicamente pelo comando do partido, mas não retornou o pedido de entrevista.