Caso se refere a campanha eleitoral de 2022 -  (crédito: Gustavo Moreno/STF)

Caso se refere a campanha eleitoral de 2022

crédito: Gustavo Moreno/STF

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), será o relator de um recurso, apresentado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pela coligação “Pelo Bem do Brasil”, contra uma multa imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no valor de R$ 70 mil. Os advogados argumentam que a multa é desproporcional.

 

A ação é referente ao impulsionamento de publicações na internet com críticas ao então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a campanha de 2022. No entanto, a norma do TSE permite o impulsionamento apenas para promoção própria. O uso do recurso para ataques a adversários no pleito é proibido.

 

 

O TSE entendeu que, além do impulsionamento indevido, Bolsonaro e a coligação não identificaram de forma clara os responsáveis pelas postagens, o que seria obrigatório. A multa foi fixada em R$ 70 mil porque corresponde ao dobro do valor gasto para o impulsionamento do conteúdo.

 

Leia: Lula chama Bolsonaro de 'covardão' e diz que agora há certeza sobre tentativa de golpe

 

A defesa de Bolsonaro tentou recorrer da decisão na Justiça Eleitoral, mas o pedido foi negado. Dino, indicado pelo presidente Lula, agora deve analisar o caso e submeter ao crivo do plenário do STF.