Ministra foi internada em um hospital de São Paulo nesta sexta-feira (26/1) -  (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Ministra foi internada em um hospital de São Paulo nesta sexta-feira (26/1)

crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, foi internada nesta sexta-feira (26/1) em um hospital na cidade de São Paulo.

Guajajara vinha sofrendo com picos de pressão alta nos últimos dias e chegou a ser acompanhada por médicos na capital federal, em Brasília. Nesta sexta, dado o quadro de saúde, foi decidido que ela viajaria para a cidade paulista para ser internada.

Leia também: Silveira nega interferência do governo Lula em sucessão de mineradora

"Informamos que, na manhã desta sexta-feira (26), a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, passou por atendimento médico no Hospital Regional de Asa Norte, em Brasília, para a realização de exames clínicos", disse o ministério, em nota.

Segundo a pasta, ela se sentiu mal na tarde da última quinta-feira (25/1), "enquanto cumpria agenda pública e precisou de atendimento médico emergencial".

"Atualmente, ela está em processo de recuperação e encontra-se bem. No entanto, por precaução e seguindo as recomendações médicas, será internada em um hospital em São Paulo para a realização de uma bateria de exames preventivos", continua o ministério.

Segundo a pasta, a intenção é que ela permaneça em São Paulo até que esteja completamente recuperada.

"Em decorrência dessa situação, todas as agendas previstas para esta sexta-feira e o fim de semana tiveram de ser canceladas. A assessoria de imprensa do Ministério dos Povos Indígenas informará oportunamente o local de internação e fornecerá boletins médicos sobre o estado de saúde da ministra", completa a pasta.

Leia também: 'Ou damos oportunidade ou o crime organizado dará', diz Lula sobre educação

Guajajara está no Hospital do Coração da USP (Universidade de São Paulo).

Ela vinha, nos últimos dias, cumprindo agendas sobre a operação Yanomami e, recentemente, viajou para a Bahia após uma liderança indígena pataxó hã-hã-hae ser assassinada por fazendeiros, enquanto fazia uma retomada de terra reivindicada por seu povo.

Guajajara nasceu no Maranhão, mas fez campanha para deputada federal em São Paulo nas eleições de 2022.

Foi eleita, pelo Psol, mas se afastou do mandato para ocupar o Ministério dos Povos Indígenas, após convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).