A nova derrota do dono da Polishop no STF em tentativa de recuperar passaporte

Depois de Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin também rejeitou pedido de João Appolinário para retomar passaporte e CNH, suspensos em execução de dívida

Publicidade
Carregando...

O presidente e fundador da Polishop, João Appolinário, teve mais uma derrota no STF em sua tentativa de reaver passaporte e CNH, suspensos pela Justiça. Depois de Alexandre de Moraes rejeitar o pedido durante o plantão do Supremo, em janeiro, Cristiano Zanin também negou a solicitação do empresário, em decisão da última sexta-feira, 20.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Os documentos de Appolinário foram suspensos em setembro de 2025 pela Justiça do Trabalho de Minas Gerais. A decisão foi tomada pela 30ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, no âmbito de uma ação trabalhista movida contra a Polishop, que está em recuperação judicial.

Appolinário foi incluído como alvo da execução desse processo trabalhista depois que a mesma Vara decidiu pela desconsideração da personalidade jurídica da empresa. Nesse tipo de situação, os sócios de uma companhia passam a responder pelas dívidas.

A suspensão do passaporte foi determinada pela Justiça do Trabalho após serem esgotadas tentativas de localização de bens para penhora.

Após Alexandre de Moraes negar a liminar pedida por João Appolinário para lhe devolver os documentos, Cristiano Zanin julgou a ação improcedente. Moraes tomou sua decisão como responsável pelo plantão da Corte, mas o relator do caso é Zanin.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Ao contrário do alegado pela defesa de Appolinário, Cristiano Zanin considerou que a decisão da Justiça do Trabalho de Minas Gerais não violou um precedente do STF sobre a aplicação de medidas como apreensão de passaporte na execução de dívidas. O ministro apontou que cabe ao juiz responsável pelo processo decidir sobre a proporcionalidade desse tipo de medida.

Tópicos relacionados:

guilherme-amado

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay