BOLETIM DE OCORRÊNCIA

Fui furtado, e agora? Veja o passo a passo de como e onde registrar BO

Saiba a importância de registrar o Boletim de Ocorrência e como fazer isso pela internet

Publicidade
Carregando...

Registrar um Boletim de Ocorrência (BO) é um dos primeiros passos a serem feitos após ter um bem levado em um furto. Este documento é a formalização do crime perante a polícia, e é fundamental.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

O registro serve não apenas para a investigação, mas também para a segurança da vítima. Com o BO em mãos, é possível solicitar às instituições financeiras e operadoras o bloqueio de cartões, celulares e documentos, evitando que sejam usados em fraudes. Além disso, o documento é exigido por seguradoras para cobrir o prejuízo de itens como veículos e eletrônicos.

Leia Mais

Registrar a ocorrência também contribui para a segurança pública. Os dados dos boletins ajudam a polícia a mapear as áreas com maior incidência de crimes, permitindo um planejamento do policiamento e de ações preventivas na região.

Passo a passo para fazer o BO pela internet

Atualmente, a maioria dos estados brasileiros oferece a opção de registrar o Boletim de Ocorrência de forma online, mas a disponibilidade do serviço pode variar. O sistema, geralmente chamado de Delegacia Virtual, é prático e seguro, ideal para casos de menor complexidade, como o furto (subtração de um bem sem violência ou ameaça direta). O registro online está disponível apenas para maiores de 18 anos.

Acesse o portal da Polícia Civil: procure no Google por termos como "Delegacia Virtual", "Delegacia Eletrônica" ou "Delegacia Online", seguido do nome do seu estado. Cada unidade da federação pode usar uma nomenclatura diferente, e algumas podem exigir acesso com a conta Gov.br. Em Minas Gerais, o site é o da Delegacia Virtual.

Selecione a ocorrência: escolha a opção correspondente a "furto". Leia com atenção as orientações da página para ter certeza de que seu caso se enquadra no registro online. Além de furto, também são disponibilizadas as opções:

  • Acidente de trânsito sem vítima

  • Pichação

  • Dano

  • Perda de documentos e objetos

  • Desaparecimento de pessoa

  • Localização de desaparecido

  • Localização de desconhecido

  • Violência doméstica: vias de fato/lesão corporal, ameaça e descumprimento de medida protetiva

  • Estelionato

Preencha os dados: informe seus dados pessoais, como nome completo, RG e CPF. Descreva com o máximo de detalhes o que aconteceu, incluindo data, hora e local do fato.

Liste os objetos furtados: relacione todos os itens que foram levados. Se possível, informe marca, modelo, número de série e o valor aproximado de cada um.

Aguarde a validação: após finalizar o registro, você receberá um número de protocolo. A ocorrência será analisada por uma equipe da polícia e, se validada, o Boletim de Ocorrência oficial será enviado para o seu e-mail.

Se, por algum motivo, a solicitação não puder ser validada pela Delegacia Virtual, é necessário procurar uma unidade policial presencialmente.

Uma ferramenta de IA foi usada para auxiliar na produção desta reportagem, sob supervisão editorial humana.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

*Estagiária sob supervisão do editor João Renato Faria

Tópicos relacionados:

boletim-de-ocorrencia furto

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay