Pedido de Martins para suspender audiências de processo do golpe cai com Mendonça
Mendonça vai analisar pedido de Filipe Martins para suspender audiências de testemunhas até que seja julgado recurso dele contra decisão de Moraes
compartilhe
Siga no
O STF distribuiu a André Mendonça, nessa sexta-feira, 11, um pedido do ex-assessor presidencial Filipe Martins para que sejam suspensas as audiências do processo por tentativa de golpe marcadas para os próximos dias. As oitivas de testemunhas estão previstas para ocorrer entre a próxima segunda-feira, 14, e 21 de julho.
Réu no “núcleo 2” da denúncia da PGR, Martins quer a suspensão das audiências até que seja julgado um recurso dele contra a decisão de Alexandre de Moraes de vetar depoimentos de Eduardo, Carlos e Jair Bolsonaro e do ex-PGR Augusto Aras, entre outros, como suas testemunhas de defesa. O despacho de Moraes foi assinado em 27 de junho.
Ao recorrer contra essa decisão de Moraes, em 4 de julho, os advogados de Martins também questionaram outros pontos do processo, como a competência do STF no julgamento; a ausência de intimação de testemunhas de defesa; e a falta de tempo para análise de provas.
Caberá a André Mendonça, indicado por Jair Bolsonaro ao STF, analisar o pedido do ex-assessor presidencial por uma liminar que suspenda as audiências. Embora o Supremo esteja de recesso até o fim do mês, com Edson Fachin e Luís Roberto Barroso se revezando no plantão, Mendonça segue trabalhando normalmente.
O “núcleo 2” da denúncia do golpe é formado por seis réus, incluindo Filipe Martins. O grupo é acusado de elaborar a “minuta do golpe”, monitorar Alexandre de Moraes e articular ações com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para dificultar o voto de eleitores do Nordeste nas eleições de 2022.