Dengue e gripe juntas podem pressionar sistemas e pede vacinação -  (crédito: EBC - Últimas Notícias)

Dengue e gripe juntas podem pressionar sistemas e pede vacinação

crédito: EBC - Últimas Notícias


A ministra da Saúde, Nísia Trindade, fez um alerta nesta quarta-feira (20/3) para um aumento classificado pela pasta como antecipado de casos de vírus respiratórios no país. "Parece que todos os problemas de saúde foram antecipados este ano", brincou, ao se referir à explosão de casos de dengue fora do período mais comum. "Isso não é por acaso, tem a ver com fatores climáticos e ligados aos próprios vírus", explicou.

 

"A dengue é o mais grave problema de saúde pública que temos hoje, mas não é o único. E nós não queremos descuidar das outras doenças", avaliou Nísia. "Vejo como uma situação de alerta porque, em alguns municípios e estados, se houver essa concomitância [de casos de dengue e de gripe], o que podemos ter, naturalmente, é uma pressão maior sobre os sistemas de saúde e isso pode nos levar a tomar mais medidas", completou.

 

LEIA MAIS: Doses da vacina de dengue que não foram usadas serão redistribuídas

 

A ministra lembrou que, em razão do cenário epidemiológico, a pasta antecipou a campanha nacional de vacinação contra a gripe, prevista para começar no próximo dia 25. Ela lembrou que, em algumas localidades, como no Distrito Federal, a imunização já começou e pediu que as pessoas que compõem o público-alvo definido procurem os postos de saúde para receber a dose.