Mundo Corporativo

Brasileiros compram alimentos nesta Black Friday, diz Tecban

Levantamento realizado nos caixas eletrônicos do Banco24Horas em todo o país mostra ainda que 22,5% devem investir acima de R$ 1.000 nas compras, aumento de 1,5 p.p. em relação ao ano anterior

Publicidade
Carregando...

Pesquisa realizada pela Tecban, empresa de soluções que integram o físico e o digital para tornar o ecossistema financeiro do país mais eficiente e inclusivo, revela que 22,2% dos brasileiros pretendem comprar alimentos e bebidas nesta Black Friday, número que cresceu 4 pontos percentuais (p.p.) em relação à intenção de compra do ano passado. Já 16,6% buscam artigos para casa; 15,1% estão interessados em eletrodomésticos; 14,3% dos respondentes devem comprar na categoria esportes e fitness; enquanto 13,3% deles vão gastar com eletrônicos. Nesse segmento ocorreu queda de 4,8 pontos percentuais (p.p.) na intenção de compras de 2024 para 2025.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Em seguida, aparecem os segmentos: higiene e beleza com 7,6% das respostas; moda e vestuário apresentam 6,5% das intenções de compra; e viagens, que ficou com 4,3%.

Ainda de acordo com o estudo, 25% dos consumidores planejam gastar entre R$ 201 e R$ 500 na Black Friday, que ocorre dia 28 de novembro. Uma parcela significativa, de 22,5%, afirma que vai investir acima de R$ 1.000 em suas compras — aumento de 1,5 p.p. em relação ao ano anterior; enquanto 19,5% pretendem desembolsar entre R$ 501 e R$ 1.000. Segundo o levantamento da Tecban, as faixas menores de intenção de gastos incluem: até R$ 50 com 13% das respostas; entre R$ 101 e R$ 200, que representa 10%; e R$ 51 a R$ 100, com 9,9%.

“Os destaques da pesquisa mostram que a Black Friday se consolidou como uma ótima ferramenta de consumo inteligente para os brasileiros. O expressivo crescimento de 4 pontos percentuais na intenção de compra de alimentos e bebidas pode indicar que os consumidores estão utilizando as datas sazonais para adquirir itens com menor custo, como uma forma de driblar a alta dos preços e manter o controle do orçamento doméstico”, afirma Rodrigo Maranini, gerente de Produtos e Canais de Distribuição da Tecban.

Sudeste e Nordeste lideram as intenções de compra na Black Friday 2025

A pesquisa revelou que a região Sudeste lidera a intenção de compras na Black Friday deste ano com 24,6%; logo em seguida aparece o Nordeste com 22,1%; em terceiro lugar ficou o Sul, com 20%; o Norte tem 17,9% das intenções; e a região Centro-Oeste encerra o ranking com 15,4%.

No Nordeste, os números revelam que 26% planejam gastar entre R$ 201 e R$ 500 nesta Black Friday; outros 23% afirmam que pretendem investir mais de R$ 1.000; e, por fim, 20% pretendem desembolsar entre R$ 501 e R$ 1.000. Já no Sudeste, 22% dos consumidores devem gastar acima de R$1.000 na Black Friday; os que pretendem investir entre R$ 201 e R$ 500 e de R$ 501 a R$1.000 aparecem empatados com 20%.

Quando o assunto é a categoria mais procurada, o levantamento da Tecban indica que 42% dos nordestinos planejam comprar itens do setor de alimentos e bebidas, 19,8 p.p. acima da média nacional; 34% buscam artigos para casa, empatando com eletrodomésticos; em seguida mostra esportes e fitness com 29%; e eletrônicos com 26%.

No Sudeste, o segmento de alimentos e bebidas também é o preferido dos consumidores, com 20% das respostas; artigos para a casa ficam em segundo lugar, com 15% das intenções de compra, um pouco à frente de esportes e fitness, com 14%; os eletrodomésticos possuem 12% das intenções de compra, empatados com a categoria de eletrônicos. Em seguida vêm higiene e beleza com 8%; moda e vestuário com 6%; e viagens com 5%.

Metodologia

O estudo foi realizado em mais de 3,7 mil caixas eletrônicos do Banco24Horas, um produto do grupo Tecban, espalhados por todo o país, e contou com 497 mil respostas de clientes nos dias 20 a 24 de outubro.

Para conhecer mais, basta acessar o site da Tecban ou visitar as redes sociais do grupo.

Atendimento à imprensa Tecban: tecban@inpresspni.com.br?



Website: https://www.tecban.com.br/

Tópicos relacionados:

tecban

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay