Mundo Corporativo

Doha Debates pergunta: o “sucesso conquistado” é uma ilusão?

Pensadores globais e estudantes em Doha participam de um debate animado sobre justiça, privilégios e o significado do sucesso.

Publicidade
Carregando...

O sucesso pode realmente ser conquistado? Em seu último episódio emblemático, o Doha Debates da Fundação Catar reúne pensadores e estudantes globais para uma conversa instigante sobre se o trabalho árduo e o talento ainda determinam quem ascende, ou se o “sucesso conquistado” esconde desigualdades mais profundas.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251113114442/pt/

Doha Debates brings together global thinkers and students for a thought-provoking conversation on whether hard work and talent still determine who rises, or whether “earned success” conceals deeper inequities. (Photo: AETOSWire)

Doha Debates brings together global thinkers and students for a thought-provoking conversation on whether hard work and talent still determine who rises, or whether “earned success” conceals deeper inequities. (Photo: AETOSWire)

Daniel Markovits, professor de Direito Guido Calabresi na Faculdade de Direito de Yale, argumenta que o sistema criado para promover a justiça acabou consolidando a desigualdade. “A meritocracia se tornou o principal obstáculoàigualdade de oportunidades, pelo menos nos países ricos do mundo”, afirma, alertando que a competição baseada em educação de elite e vantagens herdadas substituiu a verdadeira mobilidade social.

Bryan Caplan, professor de Economia na Universidade George Mason, oferece uma visão contrastante. “A meritocracia é bastante real se realmente tivéssemos fronteiras abertas onde qualquer pessoa pudesse trabalhar em qualquer lugar”, diz ele. Para Caplan, a prosperidade depende da responsabilidade individual e da liberdade de movimento, não de intervenções estruturais.

Sob uma perspectiva centrada no ser humano, a Dr. Poornima Luthra, professora associada da Copenhagen Business School, questiona a ideia de que as oportunidades são igualmente acessíveis. “A meritocracia é uma crença, um sistema que parte do pressuposto de que as pessoas têm oportunidades apenas com base no mérito”, afirma. “Na realidade, as pessoas enfrentam preconceito e discriminação em diversos aspectos de sua identidade.”

Com uma visão global, Parag Khanna, fundador e CEO da AlphaGeo, vê potencial em redefinir a meritocracia. “A meritocracia pode funcionar se as pessoas mais qualificadas forem as que tomam decisões sobre o formato e o rumo da sociedade”, diz ele, citando modelos de governança que valorizam a especialização e a mobilidade.

Somando suas vozes, estudantes de universidades de todo o Catar refletem sobre como essas ideias ressoam com sua geração. Sundus Saeed, 26, estudante de ciências sociais na Universidade Hamad Bin Khalifa, diz: “O sistema muitas vezes garante que as pessoas fiquem de fora e, se alguém ascende, obstáculos são colocados em seu caminho para manter o status quo”. Carl Jambo, 22, estudante de economia internacional na Universidade Georgetown no Catar, tem uma visão oposta, dizendo: “A meritocracia te dá a plataforma para provar seu valor, um indivíduo contra o mundo”.

Filmado no formato característico do Doha Debates, no estilo Majlis, o debate reflete a missão da plataforma de promover conversas abertas e em busca da verdade para públicos globais, convidando os espectadores a reconsiderar o que significa justiça e como as sociedades podem garantir oportunidades para todos.

Assista ao episódio completo em DohaDebates.com e no canal do Doha Debates no YouTube.

Doha Debates

Site:DohaDebates.com
X/Twitter:@DohaDebates
Instagram:@DohaDebates
Facebook:Facebook.com/DohaDebates
YouTube:YouTube.com/DohaDebates
Threads:Threads.net/@dohadebates
TikTok:@DohaDebates

Sobre a Doha Debates

A Doha Debates reúne uma vanguarda de buscadores da verdade intelectualmente curiosos para debater diferenças de modo construtivo, a fim de construir um futuro melhor. Enfatizamos a unidade em vez da divisão, ao incentivar conversas que nos unem em vez de nos separar.

Saiba mais em DohaDebates.com

*Fonte:AETOSWire

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato:

Assessoria de mídia do Doha Debates

Sumi Alkebsi

Diretora de Comunicação e Marketing

E-mail: salkebsi@dohadebates.com


Fonte: BUSINESS WIRE

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay