Mundo Corporativo

NR-1: capacitação é chave contra riscos psicossociais

A prorrogação do prazo para adequação à NR-01 pelo MTE reforça a urgência de capacitar empresas e trabalhadores. O foco da atualização está na gestão de riscos ocupacionais, com ênfase crescente na identificação e prevenção dos riscos psicossociais, como estresse, assédio e esgotamento. A medida visa promover um ambiente de trabalho mais saudável e prevenir agravos à saúde mental, com cursos já disponíveis no mercado

Publicidade
Carregando...

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) prorrogou o prazo para adequação à Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que estabelece as disposições gerais de segurança e saúde no trabalho. Mais do que um adiamento, a medida acende um alerta sobre a necessidade crítica de as empresas se capacitarem, especialmente para gerir os riscos psicossociais no ambiente laboral.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

A atualização da norma-base impacta todos os setores, introduzindo uma ênfase significativa na gestão de riscos ocupacionais, que agora inclui de forma explícita a avaliação e o controle de fatores que afetam a saúde mental dos trabalhadores. Isso abrange a prevenção de estresse crônico, assédio moral, síndrome de burnout e outros agravos psicossociais, que são grandes causadores de afastamentos e redução da produtividade.

Segundo especialistas, a prorrogação é uma oportunidade para ir além do compliance e construir uma cultura de prevenção sólida. “A NR-1 exige que as empresas façam a gestão dos riscos psicossociais, garantindo um ambiente de trabalho mentalmente saudável. Ela deixa claro que a capacitação deve preparar empregadores e trabalhadores não apenas para riscos físicos, mas também para identificar e mitigar os riscos psicossociais”, destaca Caroline Zimmermann, técnica em segurança no trabalho e pedagoga especialista em educação a distância do INBRAEP. “Isso exige que as empresas revisem seus cronogramas de treinamento para incluir essa dimensão crucial da saúde ocupacional”, complementa.

Publicação recente da Fundacentro alerta que ações superficiais direcionadas aos adoecimentos mentais relacionados ao trabalho são insuficientes e defende a implementação de medidas estruturais nas organizações. Segundo ela, a adoção dessas práticas está associada à redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Para atender a essa demanda, o mercado de capacitação já oferece cursos alinhados às novas diretrizes. O INBRAEP, por exemplo, estruturou seu curso da NR-1 para contemplar a gestão integrada de riscos, com módulos específicos sobre saúde mental no trabalho, políticas de prevenção ao assédio e técnicas para promover um ambiente psicologicamente seguro.

O INBRAEP é uma instituição de treinamentos de segurança e saúde no trabalho que oferece cursos online reconhecidos nacionalmente. Seus programas são constantemente atualizados para atender à legislação, com foco em capacitar empresas e trabalhadores para os desafios contemporâneos, incluindo a gestão de riscos psicossociais.



Website: https://inbraep.com.br/

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay