Empresas aceleram uso de IA para decisões estratégicas
Organizações intensificam o uso de inteligência artificial para apoiar líderes na gestão da produtividade, automatização de processos e prevenção de riscos na operação
compartilhe
Siga noO uso de inteligência artificial (IA) tem ganhado protagonismo na gestão empresarial, com destaque para seu papel na tomada de decisões estratégicas. Em um cenário marcado pela transição para modelos híbridos e pela necessidade crescente de agilidade operacional, líderes vêm recorrendo a soluções baseadas em IA para aprimorar a gestão da produtividade, reduzir custos e antecipar riscos relacionados à força de trabalho.
De acordo com o estudo “Learning to Manage Uncertainty with AI”, da MIT Sloan Management Review em parceria com a BCG, empresas que alinham o uso da IA com sua estratégia central têm três vezes mais chances de gerar valor significativo com a tecnologia, além de maior capacidade de adaptação a mudanças externas rápidas.
Ferramentas com IA possibilitam tomadas de decisão com agilidade
No contexto nacional, empresas como Natura&Co, Banco BMG, Petz, Swift e Prosegur, vêm adotando ferramentas de IA para monitorar suas operações. Uma dessas soluções é a da startup brasileira Evope que, a partir de dados reais colhidos dos computadores corporativos, consegue gerar recomendações de automação, integração e revisão de processos. De acordo com a empresa, entre os resultados observados pelos clientes da plataforma estão o aumento médio de 24% na produtividade das equipes, a redução de até 32% no tempo gasto com tarefas manuais e a queda de 37% na incidência de horas extras em áreas operacionais.
"A IA vem sendo utilizada para identificar padrões de comportamento e gargalos de produtividade, além de prever situações de sobrecarga ou de ociosidade no trabalho. Na nossa ferramenta, essa tecnologia potencializa a análise dos dados em tempo real, permitindo aos gestores maior clareza sobre a operação e subsidiando decisões mais rápidas e com base em evidências. A plataforma consegue, por exemplo, prever quando um colaborador precisará de horas extras, permitindo que a empresa tome medidas preventivas, redistribuindo tarefas, por exemplo", explica Danilo Lira, cofundador da Evope.
Oportunidades à vista em tempo real
Segundo Danilo, as funcionalidades da plataforma abrangem três frentes principais: eficiência operacional, mapeamento de processos e gestão da jornada de trabalho. No primeiro caso, é possível visualizar como os recursos estão sendo utilizados, identificando áreas com retrabalho ou tarefas repetitivas que podem ser automatizadas. No mapeamento de processos, o sistema detecta gargalos e etapas redundantes nos fluxos internos, orientando líderes a ajustes com base em dados reais. Já na gestão da jornada, a ferramenta oferece indicadores sobre pausas, sobrecarga e risco de burnout, além de permitir o bloqueio automático das estações de trabalho fora do expediente estabelecido.
"Para os gestores, essas funcionalidades representam uma oportunidade de tomar decisões com maior agilidade e precisão, com impacto direto no desempenho dos times e na redução de custos operacionais", explica.
Além disso, especialistas afirmam que a adoção eficiente da IA depende de investimento contínuo em cultura de dados e reestruturação dos processos de governança. Uma análise publicada pela Consumidor Moderno aponta que "CEOs temem que a ausência de conhecimento em IA entre executivos do alto escalão limite o crescimento e a inovação das empresas".
Diante disso, ainda de acordo com Danilo Lira, "com a intensificação dos modelos híbridos de trabalho, por exemplo, e a busca por ambientes mais eficientes e saudáveis, o uso da inteligência artificial na gestão tende a se expandir, posicionando-se como um recurso-chave na construção de negócios mais ágeis e orientados por dados".
Website: https://www.evope.com.br/