Surf para Todos: projeto democratiza o acesso ao surfe
Projeto avaliará o impacto na saúde mental e terá início no dia 27 deste mês, na Praia da Boraceia, com duração de um ano nas praias de São Sebastião
compartilhe
Siga no
No país que consagrou surfistas campeões mundiais e olímpicos, o Surf Para Todos tem como propósito aproximar a modalidade daquelas pessoas que nunca subiram ou ainda estão se familiarizando com uma prancha. O projeto tem duração de um ano e percorre o litoral paulista, com abertura marcada para a Praia da Boraceia, a partir do dia 27. As praias de Juquehy, Camburi, Maresias e Guaecá também estão no itinerário.
As aulas são gratuitas e acontecem sempre de quinta a domingo, das 9h às 16h, com duração de 45 minutos a 1 hora. O conteúdo programático está dividido em fases teórica e prática, com apresentação dos materiais, regras de segurança, aquecimento e a entrada na água em busca das ondas. Podem participar interessados com idade a partir dos 6 anos, incluindo pessoas com deficiência. A inscrição é feita no local onde ocorrem as atividades ou pelo site.
"São poucos os esportes que permitem o contato integral com a natureza. O surf é inspirador. Queremos aproveitar que a modalidade vem numa crescente no Brasil, com títulos mundiais e olímpicos e atletas que ditam tendência, para democratizar esse esporte, colocá-lo a mão de quem não frequenta a praia ou não sabe como pegar onda", destaca a secretária estadual de Esportes, Coronel Helena Reis.
Além das atividades com a prancha, o projeto prevê um estudo sobre a interferência do surf na saúde mental dos alunos, que resultará em um banco de dados com informações sobre a conexão entre o esporte e a sanidade mental dos seus praticantes.
Criado em 2010 visando ampliar o acesso ao surfe para novos praticantes, o projeto Surf para Todos surge como uma iniciativa inovadora para transformar simpatizantes em surfistas, promovendo inclusão e experiências enriquecedoras.
Foi com essa visão que Romeu Andreatta, fundador da Revista Fluir, Alma Surf, ABIEP, Mostra Internacional de Arte e Cultura Surf e do Festivalma Surf, idealizou um projeto capaz de proporcionar a vivência do surfe de forma gratuita, utilizando recursos incentivados e governamentais. Desde então, o Surf para Todos já realizou quase uma centena de eventos, acumulando um vasto conhecimento empírico e científico sobre a introdução de novas pessoas ao esporte.
“Sempre acreditamos no poder transformador do surfe. Democratizar o acesso à prancha é mais do que ensinar um esporte, é oferecer às pessoas a chance de se conectarem com a natureza, com elas mesmas e com uma comunidade que valoriza o equilíbrio e o bem-estar. O impacto positivo na saúde mental é visível, e agora vamos mensurá-lo com rigor e ciência”, destaca Romeu Andreatta.
A jornada terá início em 27 de março na Praia da Boraceia e se encerrará em 25 de fevereiro de 2026 na Praia de Guaecá, passando também por Juquehy, Camburi e Maresias.
Durante um ano, o Surf para Todos contará com a parceria das secretarias municipais de Esporte, Saúde, Educação e Desenvolvimento Social de São Sebastião (SP), garantindo um suporte multidisciplinar para os participantes.
O Projeto conta com patrocínio Governo do Estado de São Paulo e pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, com apoio da Prefeitura de São Sebastião. Idealizado pela ABIEP – Associação Brasileira de Esportes com Prancha.
SERVIÇO:?SURF PRAIA PARA TODOS em São Sebastião (SP)
?LOCAL: Praia da Boraceia - Orla da Praia |
Etapa 01?
DATA: 27/02 a 18/05/2025?
De quinta-feira a domingo?
HORÁRIOS: aulas das 9 às 17 horas?
Cada aula tem duração média de 45 minutos a 1 hora?
Crianças a partir dos 6 anos e acompanhados por um responsável
Demais Etapas?
Etapa 02?
LOCAL: Praia de Juquehy?
DATA: 29/05 a 20/07/2025
Etapa 03?LOCAL: Praia de Camburi?
DATA: 31/07 a 27/09/2025
Etapa 04?LOCAL: Praia de Maresias?
DATA: 02/10 a 23/11/2025
Etapa 05?LOCAL: Praia de Guaecá
?DATA: 04/12 a 15/02/2026
Website: https://surfparatodossp.com.br/