TRAGÉDIA

Quase 140 migrantes morrem em naufrágio em embarcação com direção ao Iêmen

Segundo sobreviventes, embarcação transportava 305 pessoas do Djibuti para o Iêmen e virou perto de Guhere, ao norte da cidade de Obock

Publicidade
Carregando...

Pelo menos 109 migrantes, entre eles 15 crianças, morreram e 116 continuam desaparecidos após o naufrágio de uma embarcação na noite de 8 para 9 de outubro nas costas do Djibuti, informou a Organização das Nações Unidas (ONU) neste domingo (11/10).

Fique por dentro das notícias que importam para você!


Segundo os sobreviventes, a embarcação, que transportava 305 pessoas do Djibuti para o Iêmen, virou perto de Guhere, ao norte da cidade de Obock, informa um comunicado da Organização Internacional para as Migrações (OIM).


O Djibuti margeia o Estreito de Bab el-Mandeb, que liga o Golfo de Aden ao Mar Vermelho e por onde transita uma parte importante do comércio entre a Ásia e a Europa.



A passagem marítima tornou-se ainda mais importante, especialmente para as exportações de petróleo saudita, desde o bloqueio do Estreito de Ormuz por parte do Irã, do outro lado da Península Arábica.


"Nossas equipes estão em campo, com as autoridades locais, para prestar ajuda de emergência. Esta tragédia nos lembra de forma brutal os perigos aos quais os migrantes estão expostos ao longo desta rota migratória", declarou Alexandre Coissac, chefe de missão da OIM no Djibuti.


Entre os 109 corpos encontrados, estão 52 homens, 42 mulheres, nove meninas e seis meninos. Mais de 80 pessoas sobreviveram ao naufrágio, todas de nacionalidade etíope, segundo a OIM.



"Todos os anos, dezenas de milhares de migrantes procedentes da região do Chifre da África passam por Djibuti e atravessam o Estreito de Bab el-Mandeb para chegar ao Iêmen, com a esperança de alcançar os países do Golfo em busca de segurança, estabilidade e emprego", acrescentou a OIM.


"A pobreza, a insegurança e as consequências cada vez maiores da mudança climática levam muitos deles a empreender esta viagem, apesar da crescente instabilidade no Oriente Médio", inclusive no Iêmen, ressalta a organização.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia


A OIM alertou no início de setembro que mais de 2.000 pessoas fugiram do Iêmen para o Djibuti em poucos dias, devido aos combates entre as forças governamentais e os rebeldes houthis.


Tópicos relacionados:

djibuti mortos naufragio

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay