Internacional

Ucrânia notifica agência da ONU sobre espaço aéreo russo

Publicidade
Carregando...

A Ucrânia anunciou nesta quarta-feira (2) que advertiu a Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci) de que o espaço aéreo russo "não é seguro", em meio ao aumento de ataques com drones em território russo. 

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

"Em um contexto de escalada drástica do terror exercido pela Rússia contra a Ucrânia, o espaço aéreo russo se torna cada vez mais perigoso" e "não é seguro", publicou no X o ministro das Relações Exteriores ucraniano, Andrii Sybiha. "Pedimos a todos que o evitem." 

"A Rússia ignora deliberadamente as ameaças existentes como resultado de sua agressão contra a Ucrânia, o que levou a vários incidentes nos últimos anos", acrescentou Sybiha. 

A Oaci, agência da ONU que regulamenta e estabelece padrões para a aviação civil, respondeu à notificação com um pedido de garantia da segurança dos aviões civis. "Os sistemas de armas de longo alcance, sistemas de aeronaves não tripuladas, as interferências de radiofrequência nos sistemas mundiais de navegação por satélite e os sistemas avançados de defesa aérea estão entre as tecnologias militares que ameaçam a aviação civil", ressaltou.

Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, em fevereiro de 2022, Kiev tem lançado ataques com drones contra alvos dentro da Rússia, atingindo infraestruturas energéticas e militares a centenas de quilômetros das linhas de frente. 

Os ataques ocorrem enquanto Moscou realiza ondas noturnas de bombardeios com drones e mísseis contra cidades ucranianas.

A autoridade de aviação civil da Rússia fecha aeroportos regularmente em resposta a drones ucranianos. 

Em 2024, as defesas aéreas russas derrubaram acidentalmente um avião de passageiros azerbaijano durante o que Moscou classificou como um ataque de drones ucranianos. 

O espaço aéreo ucraniano permanece fechado desde a invasão russa.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

bur-cad/ahg/meb/aa/fp-lb

Tópicos relacionados:

aviacao guerra onu russia transporte ucrania

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay