Internacional

Tesouro dos EUA emite moeda de 1 dólar com rosto de Trump

Publicidade
Carregando...

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos emitiu, nesta quarta-feira (2), moedas de um dólar com o rosto de Donald Trump, no marco da inédita campanha que o presidente republicano empreendeu para deixar sua marca pessoal nas instituições nacionais.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

As moedas foram cunhadas devido ao 250º aniversário da fundação dos Estados Unidos, celebrado este ano.

Um rolo de 25 moedas de um dólar foi posto à venda por 61 dólares (cerca de 312 reais) - uma sobretaxa de 144% -, e o saco com 100 moedas custa 154,50 dólares (792 reais).

Ao lançar a iniciativa, o Tesouro não havia esclarecido se as moedas teriam valor monetário ou se seriam exclusivamente comemorativas.

No entanto, a Casa da Moeda disse nesta quarta-feira que as moedas "estão em circulação".

A decisão contraria uma lei federal que estabelece que nenhum presidente em exercício pode aparecer na moeda americana.

No entanto, Trump desafiou agressivamente os precedentes e os recursos judiciais em seu empenho de transformar as instituições americanas durante seu segundo mandato.

Entre outras medidas, quis acrescentar seu nome ao Centro Kennedy para as Artes e ordenou a demolição da ala leste da Casa Branca para abrir espaço para um novo salão de baile.

A nova moeda traz de um lado o rosto do magnata republicano, junto com as palavras "Liberty" (Liberdade) e "In God We Trust"(Em Deus confiamos).

Também aparecem as datas 1776-2026, que comemoram os 250 anos da independência americana. O outro lado exibe uma versão do selo presidencial dos Estados Unidos: uma águia que segura flechas e um ramo de oliveira, coberta por um escudo com a inscrição "250".

Esta é a medida mais recente de Trump em sua campanha para colocar seu rosto e seu nome na moeda americana.

Em maio, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, afirmou que estava promovendo um plano para emitir uma nova cédula de 250 dólares com o rosto de Trump.

O funcionário reconheceu que a iniciativa exigiria que o Congresso modificasse a lei que proíbe que pessoas vivas apareçam na moeda americana.

O Tesouro não respondeu imediatamente a um pedido de comentários sobre se a nova moeda de um dólar viola essa lei.

Em março, o Tesouro anunciou que o papel-moeda dos Estados Unidos passaria em breve a trazer a assinatura de Trump, outra novidade sem precedentes para um presidente em exercício.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

bur-aha/mjf/vel/mr/rm/aa

Tópicos relacionados:

eua moeda politica trump

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay