Internacional

Google Maps muda nome do Lago Ontário para 'Lago América' nos EUA

Publicidade
Carregando...

A Casa Branca comemorou, neste domingo (30), a mudança do nome do Lago Ontário para "Lago América" para usuários americanos no Google Maps, após o presidente, Donald Trump, ter decidido alterar o nome do lago na fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá. 

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

"É oficial! Agora é LAGO AMÉRICA no Google Maps!", publicou no X Steven Cheung, diretor de comunicação da Casa Branca, neste domingo. 

Em meio a uma disputa comercial com o Canadá, Trump assinou uma ordem executiva na quinta-feira para mudar "imediatamente" o nome do "Lago Ontário" para "Lago América". 

Essa decisão, que não possui reconhecimento internacional, foi fortemente criticada pelas autoridades canadenses. 

"É completamente absurdo", disse Doug Ford, primeiro-ministro da província canadense de Ontário, à ABC News neste domingo. "Ninguém vai chamá-lo de 'Lago América'." 

O Google explicou que mudou o nome para usuários nos Estados Unidos para se alinhar com as fontes oficiais do governo, especificamente o Sistema de Informação de Nomes Geográficos dos EUA (GNIS).

Os usuários do aplicativo no Canadá continuarão vendo o nome "Lago Ontário", enquanto o resto do mundo verá os dois nomes juntos para designar essa vasta massa de água, um dos Grandes Lagos que formam a fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá. 

No aplicativo "Mapas" da Apple, o nome "Lago Ontário" permanecia inalterado até este domingo. 

No início de seu segundo mandato, Trump ordenou de forma semelhante que o nome do "Golfo do México" fosse alterado para "Golfo da América". 

Essa decisão, fortemente contestada pelo México, também resultou em uma mudança na exibição dos aplicativos do Google e da Apple. 

A mudança no nome do lago canadense-americano ocorre em um momento de renovada ofensiva de Trump contra o Canadá, cuja possível anexação ele tem sugerido repetidamente. 

Os dois países estão atualmente em uma guerra comercial sobre tarifas.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

cha/llb/dg/mr/aa

Tópicos relacionados:

canada diplomacia eua geografia mexico politica

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay