Internacional

Israel impede dois eurodeputados suecos de visitarem a Cisjordânia

Publicidade
Carregando...

Israel anunciou, nesta segunda-feira (24), que negou a entrada a dois eurodeputados suecos de esquerda, conhecidos por suas críticas ao país, que haviam viajado para visitar a Cisjordânia ocupada.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Jonas Sjöstedt e Hanna Gedin, membros do Partido da Esquerda da Suécia, foram impedidos de entrar no Aeroporto Ben Gurion, em Israel, no domingo, um dos principais pontos de acesso aos territórios palestinos ocupados. 

O Ministério das Relações Exteriores de Israel declarou que ambos "agiram sistematicamente contra Israel" ao defenderem processos judiciais internacionais contra cidadãos israelenses. 

"Em diversas ocasiões públicas, eles divulgaram acusações falsas contra Israel, incluindo acusações de genocídio, fome deliberada e ataques intencionais contra crianças e profissionais de saúde", afirmou o Ministério das Relações Exteriores em um comunicado. 

Especialistas independentes da ONU, que não falam em nome da organização, acusaram Israel em junho de atacar deliberadamente crianças palestinas na Faixa de Gaza e denunciaram um "genocídio" em curso.

Israel rejeita categoricamente essas acusações e acusa o movimento islamista Hamas de usar crianças palestinas como escudos humanos. 

Sjöstedt afirmou em uma publicação no Facebook que os dois eurodeputados tinham reuniões agendadas com organizações humanitárias e de direitos humanos, incluindo a Save the Children, e visitas a acampamentos de refugiados. 

"Continuamos trabalhando contra a ocupação ilegal de Israel, o deslocamento de palestinos e o genocídio", escreveu Sjöstedt. 

Ele acrescentou que a Suécia apresentou um protesto. 

No entanto, a ministra das Relações Exteriores da Suécia, Maria Malmer Stenergard, observou que a embaixada sueca prestou assistência aos eurodeputados, mas declarou que cada país "tem suas próprias regras de entrada" e que um alerta de viagem para Israel e os territórios palestinos está em vigor.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

if-sct/smw/mab/an/aa

Tópicos relacionados:

conflito diplomacia israel palestinos suecia

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay