Internacional

Apenas 3% das terras agrícolas de Gaza estão intactas e acessíveis (ONU)

Publicidade
Carregando...

Apenas 3% das terras cultiváveis da Faixa de Gaza permanecem intactas e acessíveis para os agricultores, uma situação crítica que se deve principalmente à ampliação das zonas de exclusão militar, advertiu a ONU nesta terça-feira (18). 

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Segundo um estudo da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e do Centro de Satélites das Nações Unidas (UNOSAT), esse recente agravamento se explica, entre outras coisas, pela drástica restrição do acesso aos campos, devido ao deslocamento para o oeste da "linha amarela" que separa a zona de cessar-fogo da área controlada pelo Exército israelense. 

De acordo com essa nova avaliação geoespacial, baseada em dados coletados no final de junho de 2026, a área agrícola que é ao mesmo tempo aproveitável e não está danificada despencou, passando de 601 hectares em outubro de 2025 para apenas 448 no final de junho de 2026, o que representa uma queda de 25,5% em oito meses. 

Em todo o território palestino, 27% das terras agrícolas continuam fisicamente acessíveis, mas quase a totalidade da área sofreu danos graves que exigem trabalhos intensos de reabilitação.

As estufas também foram afetadas e apenas 16,6% delas continuam utilizáveis. 

A situação é especialmente dramática na região de Rafah (sul), onde mais de 97% das terras cultiváveis estão inacessíveis. 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

cmk/ljm/cn/mab/dbh/jc/fp

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay