Internacional

Julgamento estadual contra Luigi Mangione é adiado após confissão perante juíza federal

Publicidade
Carregando...

O julgamento estadual por homicídio contra Luigi Mangione será adiado depois que ele admitiu perante uma juíza federal ter atirado contra o diretor-executivo de uma grande seguradora de saúde dos Estados Unidos, segundo uma decisão judicial divulgada nesta segunda-feira (17).

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Seus advogados pediram o arquivamento das acusações estaduais, argumentando que ele não pode ser julgado duas vezes pelos mesmos fatos. O julgamento estadual pelo assassinato do CEO da UnitedHealthcare, Brian Thompson, estava previsto para começar no próximo mês. No início de dezembro, haverá uma audiência sobre o caso estadual.

Na última sexta-feira, Mangione admitiu ter matado o CEO em uma rua de Manhattan. Ele se declarou culpado das acusações de perseguição perante uma juíza federal. "Na manhã de 4 de dezembro, atirei contra o sr. Thompson em Manhattan e ele morreu", disse.

A sentença será proferida em 18 de dezembro. Os promotores afirmaram que vão pedir a pena de prisão perpétua.

Mangione enfrenta acusações de perseguição em âmbito federal e de homicídio no estado de Nova York. Seus advogados solicitaram, na própria sexta-feira, que o processo estadual fosse arquivado.

"Acabamos de apresentar nosso pedido ao tribunal estadual para explicar por que as acusações devem ser retiradas com base nas garantias de Nova York contra a dupla incriminação", afirmou sua advogada, Karen Friedman Agnifilo.

O promotor distrital de Manhattan, Alvin Bragg, declarou que está "preparando incansavelmente a busca por uma condenação em juízo" no caso estadual, no qual Mangione mantém sua declaração de inocência.

Tanto as acusações de perseguição quanto as de homicídio podem resultar em prisão perpétua.

O caso aprofundou a divisão em uma opinião pública já polarizada. Setores conservadores, liderados pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediram uma punição exemplar para Mangione. Por outro lado, muitos simpatizantes de Mangione compareceram ao tribunal federal em Manhattan para manifestar apoio ao réu.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

gw/pnb/lb/cr/mvl/ic/mvv

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay