Internacional

Washington amplia controle das redes sociais a solicitantes de vistos

Publicidade
Carregando...

Os Estados Unidos informaram nesta quinta-feira (6) que ampliarão a fiscalização das redes sociais de cidadãos estrangeiros que solicitam vistos, incluindo jornalistas estrangeiros, como parte do endurecimento da política migratória promovido pelo presidente Donald Trump.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, compartilhou no X uma reportagem do veículo Daily Signal segundo a qual o Departamento de Estado ampliou a fiscalização das redes sociais para outros tipos de vistos destinados a estrangeiros.

"A análise dos perfis on-line tem como objetivo permitir que os solicitantes demonstrem que cumprem os requisitos para obter um visto de acordo com a legislação dos Estados Unidos e garantir que nenhuma pessoa represente um risco para a segurança dos Estados Unidos", afirmou um porta-voz do Departamento de Estado em um e-mail enviado à AFP.

Essa exigência já se aplica a diversos tipos de vistos para entrada nos Estados Unidos, entre eles os de estudantes estrangeiros e participantes de programas de intercâmbio cultural, que devem alterar as configurações de seus perfis para torná-los públicos.

A partir de agora, ela também será aplicada a jornalistas estrangeiros e a determinados cidadãos do México e do Canadá.

A política é criticada por ONGs, que invocam a proteção da privacidade.

O presidente americano fez do combate à imigração clandestina uma prioridade, promovendo deportações em massa de imigrantes em situação irregular, mas também restringiu de forma significativa, em alguns casos de maneira draconiana, a entrada legal de cidadãos estrangeiros.

"Ter um visto é um privilégio, e não um direito", costuma repetir o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio.

Além disso, segundo novas regras que devem entrar em vigor em breve, a menos que o Congresso as bloqueie, jornalistas estrangeiros terão sua permanência nos Estados Unidos limitada a 240 dias — cerca de oito meses —, embora possam solicitar renovações por períodos iguais.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

lb/jz/mr/am

Tópicos relacionados:

diplomacia eua imigracao

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay