Internacional

Temporal deixa quase 100 mil isolados e milhares afetados no Chile

Publicidade
Carregando...

Uma tempestade com chuvas intensas que atingiu o Chile bloqueou estradas e deixou quase 100 mil pessoas isoladas, além de cerca de 2.200 afetadas, principalmente no norte do país, informou o governo. 

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

A tempestade, que começou na quarta-feira passada, atinge com particular intensidade as regiões de Coquimbo e Atacama, onde chuvas extremas são incomuns. 

Devido ao transbordamento de rios, estradas que ligam diversas aldeias foram bloqueadas, e as comunidades ficaram isoladas umas das outras. 

"O que normalmente cai em um mês, caiu (ontem) em uma hora, o que nos leva a classificar este evento como chuva anormal e extrema", declarou Máximo Pavez, vice-ministro do Interior, à imprensa nesta segunda-feira. 

A situação de emergência já resultou em cinco mortes, quatro desaparecidos e mais de 1.100 casas destruídas ou gravemente danificadas. 

Na região de Coquimbo, cerca de 460 km ao norte de Santiago, enchentes, deslizamentos de terra e cortes de energia elétrica causaram interrupções no abastecimento de água potável. 

"A situação superou todas as expectativas. Nossa infraestrutura foi danificada e tivemos que retirar nossa equipe de algumas instalações", disse Andrés Nazer, gerente regional da empresa Aguas del Valle.

O governador regional de Coquimbo, Cristóbal Juliá, declarou à Rádio Duna que "é necessário declarar zona de catástrofe" na região.

Devido às fortes ondas e rajadas de vento superiores a 100 km/h, dezenas de portos em todo o país restringiram algumas de suas operações como medida de precaução na semana passada.

Segundo Arnaldo Zúñiga, da Direção Meteorológica do Chile, o país não enfrentava uma tempestade tão extensa e com tanta chuva há duas décadas. 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

axl/nn/aa-jc

Tópicos relacionados:

chile chuvas

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay